BIBLIOTÉKA NA INTERNET di Tori di Vijia
BIBLIOTÉKA NA INTERNET
di Tori di Vijia
Kabuverdianu
  • BÍBLIA
  • PUBLIKASONS
  • RUNIONS
  • ‘Poi un sinal na tésta di kes ómi’
    A Adoração Pura de Jeová É Restaurada!
    • 5, 6. Kuzê ki nu ta prende di kes ki podu sinal? (Odja dizenhu na komésu di kapítlu.)

      5 O que é que o homem com o tinteiro tinha de fazer? Jeová deu-lhe uma designação importante: “Percorre a cidade, percorre Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as coisas detestáveis que estão a ser feitas na cidade.” Ao ouvir isso, Ezequiel talvez se tenha lembrado da ocasião em que os israelitas fiéis colocaram sangue à volta das portas quando estavam no Egito. O sangue era um sinal de que os seus primogénitos não deviam ser mortos. (Êxo. 12:7, 22, 23) Será que, na visão de Ezequiel, a marca na testa, feita pelo homem com o tinteiro, tinha um objetivo parecido? Ou seja, será que era um sinal de que a pessoa ia sobreviver à destruição de Jerusalém?

      6 A resposta fica clara quando pensamos em quem devia ser marcado: os que ‘suspiravam e gemiam’ por causa de todas as coisas detestáveis que ‘estavam a ser feitas na cidade’. O que é que isso nos ensina sobre os que foram marcados? Aprendemos que eles estavam profundamente tristes não só por causa da idolatria que havia no templo, mas também por causa da violência, imoralidade e corrupção que tomavam conta de Jerusalém. (Eze. 22:9-12) Além disso, é provável que eles não escondessem o que pensavam de toda aquela maldade. As suas palavras e ações, sem dúvida, mostravam que eles faziam a vontade de Jeová e que detestavam tudo o que estava a acontecer no país. Por ser misericordioso, Jeová ia salvar aquelas pessoas de coração sincero.

  • ‘Poi un sinal na tésta di kes ómi’
    A Adoração Pura de Jeová É Restaurada!
    • 9, 10. Kenha ki éra alguns algen fiel ki skapa ku vida kantu Jiruzalen distruídu i kuzê ki nu pode fla sobri es?

      9 Leia 2 Crónicas 36:17-20. A profecia de Ezequiel cumpriu-se em 607 AEC, quando o exército de Babilónia destruiu Jerusalém e o templo. Como um ‘cálice na sua mão’, Jeová usou os babilónios para punir a infiel Jerusalém, fazendo a cidade beber do seu furor. (Jer. 51:7) Será que todas as pessoas foram destruídas? Não. A visão de Ezequiel tinha predito que alguns não seriam mortos pelos babilónios. — Gén. 18:22-33; 2 Ped. 2:9.

      10 Alguns fiéis sobreviveram, incluindo os recabitas, o etíope Ebede-Meleque, o profeta Jeremias e o secretário dele, Baruque. (Jer. 35:1-19; 39:15-18; 45:1-5) Ao analisarmos a visão de Ezequiel, podemos concluir que eles estavam ‘a suspirar e a gemer por causa de todas as coisas detestáveis’ que estavam a acontecer em Jerusalém. (Eze. 9:4) Tudo indica que, antes da destruição, eles mostraram que serviam somente a Jeová e que detestavam toda aquela maldade. Assim, eles puderam ser salvos.

      11. Kenha ki kel ómi ku un tinteru ki sekretáriu ta uza i kes 6 ómi ku ses arma di distruison ta reprizenta?

      11 Será que aqueles fiéis receberam mesmo uma marca na testa? Não há nada na Bíblia que indique que Ezequiel ou algum outro profeta tenha percorrido Jerusalém e marcado a testa dos fiéis. Pelos vistos, a visão de Ezequiel revela o que os anjos estavam a fazer – o que, portanto, era invisível aos humanos. O homem com o tinteiro de secretário e os seis homens com as armas esmagadoras representavam as criaturas espirituais de Jeová, que estão sempre prontas para fazer a vontade d’Ele. (Sal. 103:20, 21) Sem dúvida, Jeová usou os anjos para punir a infiel Jerusalém. Como se colocassem uma marca na testa dos que seriam salvos, os anjos garantiram que os justos não fossem destruídos juntamente com os infiéis.

Publikasons na kabuverdianu (1993 ti 2025)
Sai di bu kónta
Entra ku bu kónta
  • Kabuverdianu
  • Manda pa otu algen
  • Konfigurasons
  • Copyright © 2025 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
  • Régras di uzu
  • Régras di privasidadi
  • Configurações de Privacidade
  • JW.ORG
  • Entra ku bu kónta
Manda pa otu algen