Ieuwa Ehay Enoi Haria e POPERA KOꞌI
Ieuwa Ehay Enoi Haria e
POPERA KOꞌI
Saterê-Mauê
  • TUPANA EHAY
  • POPERA KOꞌI
  • WAꞌATUNUG͂ HAP KOꞌI
  • w25 maio página koꞌi 26-31
  • Kat epe Tupana set Ieuwa e hap.

Etikāt raꞌyn video maꞌato ȳt katꞌi

Mesūwat video ȳt reproduzido kuapꞌi.

  • Kat epe Tupana set Ieuwa e hap.
  • Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
  • Hoꞌowynug͂ hap koꞌi
  • Documento koꞌi toꞌoꞌewy
  • — WUATꞌI YWANIA TI ARU ATIꞌATUKAY KAY YNE UHET KUAP HARIA E IEUWA
  • — EWEIKUPTEꞌEN UHEROPAT HARIA WO E IEUWA
  • AIKOTĀ̃ ME ASOM WATIMOHEREP KUAP WATIKYꞌE KAHATO IEUWA SET.
  • Kat Iesui pe Tupana set Ieuwa e hap.
    Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
  • Etimowato o Ieuwa set
    Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2024
  • Waku eweiꞌairo uwe eheTupana sēse
    Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
  • Ehewaku yn waku ȳt etikuap yneꞌi hap
    Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
Erehaꞌat Poꞌog͂ Mesūwat Etiat
Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
w25 maio página koꞌi 26-31

WEMŪꞌE HAP 23

WEPȲ HAP 2 Tupana set Ieuwa etiat

Kat epe Tupana set Ieuwa e hap.

— Eweikupteꞌen uheropat haria wo e Ieuwa. — ISAIA 43:10.

OBJETIVO

Ver o que cada um de nós pode fazer para santificar e vindicar o nome de Jeová.

1-2. Iesui timowato Ieuwa set. Aikotā̃ me asom watikuap miꞌi hap.

O NOME de Jeová é a coisa mais importante para Jesus. Ele é a pessoa que mais defende o nome de Jeová. Como vimos no estudo anterior, Jesus estava disposto a morrer para provar que Jeová é santo e que tudo o que Jeová faz é correto. (Mar. 14:36; Heb. 10:7-9) E depois do Reinado de Mil Anos, Jesus vai abrir mão de toda a sua autoridade porque ele quer que Jeová receba toda a glória. (1 Cor. 15:26-28) O valor que Jesus dá ao nome de Jeová também mostra o grande apego e amor que ele tem por seu Pai.

2 Jesus veio à Terra para falar em nome de seu Pai. (João 5:43; 12:13) Ele tornou o nome de Jeová conhecido aos seus seguidores. (João 17:6, 26) Ele também realizou milagres e ensinou em nome de seu Pai. (João 10:25) E Jesus pediu que Jeová vigiasse sobre seus discípulos ‘por causa do nome Dele’. (João 17:11) Fica bem claro que, para Jesus, o nome de Jeová é mais importante do que qualquer outra coisa. Então, pare e pense: Como alguém poderia dizer que é cristão e que segue a Jesus se nem mesmo sabe ou usa o nome do Pai dele?

3. Kat eteig̃ watuwemūꞌe hamo.

3 Já que somos cristãos verdadeiros, nós imitamos a Jesus e mostramos amor e respeito pelo nome de Jeová. (1 Ped. 2:21) Neste estudo, vamos ver por que as pessoas que pregam as “boas novas do Reino” levam o nome de Jeová. (Mat. 24:14) Também vamos ver como podemos mostrar que o nome de Jeová é muito importante para cada um de nós.

— WUATꞌI YWANIA TI ARU ATIꞌATUKAY KAY YNE UHET KUAP HARIA E IEUWA

4. (a) Kat e Iesui topotmūꞌeria pe toto atipy kape eꞌyj̃an mete. (b) Kat eteig̃ watuwemūꞌe hamo korā̃.

4 Pouco antes de voltar para o céu, Jesus disse para os seus discípulos: “Quando o espírito santo vier sobre vocês, receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até a parte mais distante da terra.” (Atos 1:8) Isso significa que os discípulos iriam pregar as boas novas em todo lugar, não só em Israel. Com o tempo, pessoas de todas as nações teriam a oportunidade de ser discípulos de Jesus. (Mat. 28:19, 20) Mas você percebeu que Jesus disse: “Serão minhas testemunhas”? Será que esses novos discípulos seriam testemunhas apenas de Jesus? Ou será que eles também precisariam conhecer o nome de Jeová e ser testemunhas dele? O capítulo 15 de Atos nos ajuda a encontrar a resposta.

5. Aikotā̃ me asom Iesui potmūꞌeria hawyi akag̃ koꞌi Ierusarẽi piat taꞌatupowȳro mītꞌīn Ieuwa set ikuap hamo. (Erehaꞌat o iaꞌag̃kap.)

5 Em 49 depois de Cristo, os apóstolos e os anciãos em Jerusalém se reuniram para analisar o que os não judeus, que eram incircuncisos, precisavam fazer para se tornar cristãos. No final dessa reunião, Tiago, meio-irmão de Jesus, disse: “[Pedro] relatou em detalhes como Deus, pela primeira vez, voltou sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o Seu nome.” Mas a que nome Tiago estava se referindo? Citando o profeta Amós, ele continuou dizendo: “A fim de que o restante dos homens busque diligentemente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas que são chamadas por meu nome, diz Jeová.” (Atos 15:14-18) Os novos discípulos não só aprenderiam sobre Jeová, mas também seriam ‘chamados por seu nome’. Isso significa que eles tornariam o nome de Jeová conhecido a outros e também seriam identificados por esse nome.

Tiago falando com alguns dos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Dois dos irmãos que estão ouvindo seguram rolos das Escrituras abertos enquanto ouvem.

No primeiro século, durante uma reunião do corpo governante, aqueles homens fiéis entenderam que os cristãos deviam ser um povo para o nome de Jeová (Veja o parágrafo 5.)


6-7. (a) Kat pote Iesui tūt mesūwat yi kape. (b) Kat hamo sēse Iesui tūt mesūwat yi kape.

6 O nome de Jesus significa “Jeová é salvação”. E isso faz sentido porque Jeová usou Jesus para salvar os que têm fé. Jesus veio à Terra para oferecer sua vida pela humanidade. (Mat. 20:28) Por pagar o preço do resgate, Jesus tornou possível que todos tenham a oportunidade de ser salvos e ter vida eterna. — João 3:16.

7 Mas por que os humanos precisavam ser salvos? Por causa do que aconteceu no jardim do Éden. Como vimos no estudo anterior, o primeiro casal humano, Adão e Eva, se rebelou contra Jeová. Assim, eles perderam a oportunidade de viver para sempre, e todos os humanos herdaram o pecado e a morte. (Gên. 3:6, 24) Mas Jesus veio à Terra para fazer algo ainda mais importante do que salvar a humanidade. Jeová tinha sido acusado de coisas horríveis. (Gên. 3:4, 5) Então, a salvação da humanidade estava ligada a uma questão muito maior: a santificação do nome de Jeová. Jesus era o representante de Jeová e fez a vontade de seu Pai de forma perfeita. Por isso, ele era a melhor pessoa para santificar o nome de Jeová.

Como alguém poderia dizer que é cristão e que segue a Jesus se nem mesmo sabe ou usa o nome do Pai dele?

8. Kat asom Iesui potmūꞌeria waku taꞌatupȳwo.

8 Todos os que quisessem ser seguidores de Jesus, tanto judeus como não judeus, precisariam reconhecer que Jeová, o Pai de Jesus, era a Fonte da salvação deles. (João 17:3) Além disso, assim como Jesus, eles seriam identificados pelo nome de Jeová. Eles também precisariam reconhecer a importância da santificação desse nome. A salvação deles dependia disso. (Atos 2:21, 22) Então, todos os discípulos fiéis de Jesus precisariam aprender sobre Jeová e sobre Jesus. Não é à toa que Jesus terminou sua oração em João capítulo 17 com as seguintes palavras: “Eu tornei o teu nome conhecido a eles, e o tornarei conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu em união com eles.” — João 17:26.

— EWEIKUPTEꞌEN UHEROPAT HARIA WO E IEUWA

9. Aikotā̃ me asom watimowato kuap Ieuwa set.

9 Pelo que vimos até agora, fica claro que todos os seguidores de Jesus devem santificar o nome de Jeová. (Mat. 6:9, 10) O nome de Jeová deve ser mais importante para nós do que qualquer outro nome. Por isso, precisamos deixar claro em nossa vida que queremos santificar o nome de Jeová e limpar esse nome das mentiras de Satanás. Mas como?

10. Kat asom etiat Isaia hag̃a 42 pyi 44 kape henoi. (Isaia 43:9; 44:7-9) (Erehaꞌat o iaꞌag̃kap kape.)

10 Em Isaías 42-44, aprendemos como estamos envolvidos na santificação do nome de Jeová. Nesses capítulos, Jeová desafia todos os que dizem ser deuses a provar que são reais, como se fosse um julgamento num tribunal. Jeová também pede que testemunhas entrem e apresentem provas de que seus deuses existem. Mas ninguém consegue fazer isso! — Leia Isaías 43:9; 44:7-9.

Conjunto de imagens: Anjos voando ao redor da Terra enquanto irmãos e irmãs no mundo todo ajudam a santificar o nome de Jeová. 1. Um casal pregando com o carrinho de publicações. 2. Uma irmã jovem dando um cartão de visita do site JW para uma colega de escola. 3. Um irmão pregando para um homem dentro de um transporte público. 4. Um irmão com as mãos algemadas sendo detido por autoridades usando máscaras. 5. Uma irmã na cama de um hospital explicando para o médico sobre suas decisões envolvendo o sangue.

Estamos como que num tribunal e temos muitas oportunidades de testemunhar a favor de Jeová (Veja os parágrafos 10-11.)


11. Kat e Ieuwa temītꞌīn pe Isaia 43:10-12 pe.

11 Leia Isaías 43:10-12. Falando com seu povo, Jeová diz: “Vocês são as minhas testemunhas, . . . e eu sou Deus.” Daí ele pede para que elas respondam a seguinte pergunta: “Existe outro Deus além de mim?” (Isa. 44:8) Então, temos a grande honra de poder responder a essa pergunta. Por meio das nossas palavras e ações, damos testemunho de que Jeová é o único Deus verdadeiro e de que Seu nome está acima de qualquer outro nome. O modo como levamos a vida prova que amamos a Jeová e que somos leais a ele, não importa o quanto Satanás nos pressione. Dessa maneira, temos uma oportunidade de ajudar a santificar o nome de Jeová.

12. Aikotā̃ me asom Tupana aru e hap Isaia 40:3, 5 piat tuwemoherep raꞌyn.

12 De que maneira Jesus foi como uma testemunha para Jeová e santificou Seu nome? Isaías profetizou que alguém iria ‘preparar o caminho para Jeová’. (Isa. 40:3) Como isso se cumpriu? João Batista preparou o caminho para Jesus, que veio em nome de Jeová e falou em nome de Jeová. (Mat. 3:3; Mar. 1:2-4; Luc. 3:3-6) Na mesma profecia, Isaías disse: “A glória de Jeová será revelada.” (Isa. 40:5) Como isso aconteceu? Quando Jesus veio à Terra, ele imitou a Jeová de forma tão perfeita que era como se o próprio Jeová tivesse vindo à Terra. (João 12:45) Assim, quando ajudamos a santificar o nome de Jeová, estamos imitando a Jesus Cristo.

13. Aikotā̃ me asom wahaꞌag̃ kuap Iesui.

13 Assim como Jesus, nós somos testemunhas que defendem o nome de Jeová. Nós levamos esse nome e falamos a todos sobre as coisas maravilhosas que ele faz. Mas para sermos boas testemunhas, não podemos deixar de falar de tudo o que Jesus já fez para santificar o nome de Jeová. (Atos 1:8) Jesus foi a Testemunha de Jeová que mais se empenhou para defender o nome de Jeová, e nós seguimos o exemplo dele. (Apo. 1:5) Mas o que mais podemos fazer para mostrar que o nome de Jeová é importante para nós?

AIKOTĀ̃ ME ASOM WATIMOHEREP KUAP WATIKYꞌE KAHATO IEUWA SET.

14. Aikotā̃ me asom watopyhuꞌat karāmpe watenentup Ieuwa set etiat. (Saumu 105:3)

14 Nós temos orgulho do nome de Jeová. (Leia Salmo 105:3.) Jeová fica muito feliz quando mostramos o orgulho que sentimos pelo seu nome. (Jer. 9:23, 24; 1 Cor. 1:31; 2 Cor. 10:17) Para nós, é um privilégio dar honra ao nome de Jeová e defender sua reputação. Nunca devemos ficar com vergonha de falar aos nossos colegas de trabalho, de escola, vizinhos e outros que somos Testemunhas de Jeová! O Diabo quer que a gente pare de falar sobre o nome de Jeová a outros. (Jer. 11:21; Apo. 12:17) Na verdade, Satanás e todos os que espalham as mentiras dele querem que as pessoas esqueçam o nome de Jeová. (Jer. 23:26, 27) Mas por causa do nosso amor pelo nome de Jeová, nós continuamos dando louvor a ele “o dia inteiro”. — Sal. 5:11; 89:16.

15. Kat e hawiat peig̃ wahuꞌat huꞌat Ieuwa set.

15 Nós continuamos a invocar o nome de Jeová. (Joel 2:32; Rom. 10:13, 14) Invocar o nome de Jeová envolve mais do que apenas conhecer e usar o nome de Deus. Nós conhecemos o tipo de Pessoa que Deus é, confiamos nele e buscamos a ajuda e a orientação dele. (Sal. 20:7; 99:6; 116:4; 145:18) Também falamos a outros sobre seu nome e suas qualidades, ajudando as pessoas a fazer mudanças na vida para que agradem a Deus e sejam salvas. — Isa. 12:4; Atos 2:21, 38.

16. Aikotā̃ me asom watimoherep ahiag̃ heso rakat toig̃neꞌen hap.

16 Nós estamos dispostos a sofrer pelo nome de Jeová. (Tia. 5:10, 11) Quando passamos por dificuldades, mas continuamos leais a Jeová, provamos que Satanás é um mentiroso. Na época de Jó, Satanás disse o seguinte sobre os que servem a Jeová: “O homem dará tudo o que tem pela sua vida.” (Jó 2:4) Satanás deu a entender que uma pessoa serviria a Jeová apenas enquanto a situação fosse fácil, mas que ela abandonaria a Jeová ao enfrentar sofrimentos. Jó provou que essa acusação era falsa. E nós também temos o privilégio de provar que, não importa o que Satanás faça contra nós, não vamos virar as costas para Jeová. Podemos ter total confiança de que Jeová vai continuar cuidando de nós e vigiando sobre nós por causa do seu nome. — João 17:11.

17. 1 Peteru 2:12 puo pyi. Kat poꞌog̃ watimowato kuap Ieuwa set.

17 Nós honramos o nome de Jeová. (Pro. 30:9; Jer. 7:8-11) Já que representamos a Jeová e levamos seu nome, nossas ações podem dar glória ao nome dele ou desonrá-lo. (Leia 1 Pedro 2:12.) Então, queremos fazer o máximo possível para honrar a Jeová por meio do que falamos e fazemos. Dessa maneira, mesmo sendo imperfeitos, podemos dar glória ao nome de Jeová.

18. Aikotā̃ me asom watimoherep watikyꞌe Ieuwa set. (Erehaꞌat o miwan hit kape.)

18 Nós nos preocupamos mais com o nome de Jeová do que com o que outras pessoas pensam de nós. (Sal. 138:2) Como assim? Quando fazemos as coisas para agradar a Jeová, muitos talvez não gostem disso e falem mal de nós, manchando a nossa reputação.a Veja o que aconteceu com Jesus. Ele estava disposto a sofrer uma morte vergonhosa como criminoso para honrar o nome de Jeová. Jesus ‘desprezou a vergonha’, ou seja, não ficou preocupado demais com o que os outros pensariam dele. (Heb. 12:2-4) Seu foco era fazer a vontade de Jeová. — Mat. 26:39.

19. Karāmpe erenentup Ieuwa set kape aikotā̃ me erepyhuꞌat hawyi kat pote.

19 Nós temos orgulho do nome de Jeová, e é uma grande honra sermos chamados de Testemunhas de Jeová. Por isso, estamos dispostos a enfrentar críticas e desprezo de outras pessoas. Para nós, o nome de Jeová é mais importante do que a opinião que as pessoas têm sobre nós. Então, não importa o que Satanás faça para nos impedir, estamos decididos a continuar dando glória ao nome de Jeová. Se fizermos isso, vamos mostrar, assim como Jesus, que não há nada mais importante para nós do que o nome de Jeová!

KAT EREIG̃ ETIWESAT.

  • Kat pote asom Iesui mohey haria taꞌatumowato Ieuwa set.

  • Haꞌag̃kap puo pyi Tupana Ehay henoi aitoria aikotā̃ juíz pe watoig̃neꞌen hap ewy. Aikotā̃ meig̃.

  • Aikotā̃ me asom watimoherep watikyꞌe kahato Ieuwa set.

WEPȲ HAP 10 A Jeová vou agradecer!

a Até o fiel Jó começou a se preocupar demais com a opinião dos outros quando seus três amigos o acusaram de ter feito algo errado. No começo, mesmo perdendo seus filhos e tudo o que tinha, “Jó não pecou nem acusou Deus de fazer algo errado”. (Jó 1:22; 2:10) Mas quando Jó foi acusado de fazer algo errado, ele começou a se defender e a dizer ‘palavras impensadas’. Ele se concentrou mais em defender sua própria reputação do que em santificar o nome de Jeová. — Jó 6:3; 13:4, 5; 32:2; 34:5.

    Popera koꞌi Sateré-Mawé pusu puo (2007-2025)
    Are͂tem terān
    Ereke o
    • Saterê-Mauê
    • Compartilhar
    • Preferências
    • Copyright © 2025 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
    • Configurações de Privacidade
    • JW.ORG
    • Ereke o
    Share