ARTIGO DE ESTUDO 40
CÂNTICO 30 Meu Deus, meu amigo e Pai
Jeová “cura os que têm o coração quebrantado”
“Ele cura os que têm o coração quebrantado; trata das suas feridas.” — SAL. 147:3.
OBJETIVO
Jeová preocupa-se muito com as pessoas que sofrem por causa das suas feridas emocionais. Este artigo vai mostrar como é que Jeová nos consola quando nos sentimos tristes e como é que ele nos ajuda a consolar outros.
1. Como é que Jeová se sente quando olha para os seus servos?
O QUE é que acha que Jeová vê quando olha para os seus servos aqui na Terra? Ele está atento e consegue ver se estamos felizes ou se estamos tristes. (Sal. 37:18) Quando Jeová vê que estamos a fazer o nosso melhor para o servir, apesar das nossas dores emocionais, ele fica muito orgulhoso de nós! E ele quer muito ajudar-nos e consolar-nos.
2. O que é que Jeová faz pelos que têm o coração quebrantado, e o que é que temos de fazer para aproveitar essa ajuda?
2 O Salmo 147:3 diz que Jeová ‘trata das feridas’ dos que têm o coração quebrantado. Neste salmo, Jeová é descrito como alguém que cuida com muito carinho de quem está magoado em sentido emocional. O que é que temos de fazer para aproveitar esse cuidado amoroso de Jeová? Pense nesta ilustração: um bom médico pode fazer toda a diferença em ajudar alguém que está ferido, mas, para isso, a pessoa precisa de seguir à risca todas as instruções do médico. Neste artigo, vamos ver o é que Jeová diz àqueles que sofrem em sentido emocional através da Sua Palavra, a Bíblia. Também vamos ver como é que podemos seguir os conselhos que ele nos dá com muito amor.
NÓS TEMOS MUITO VALOR PARA JEOVÁ
3. Porque é que alguns acham que não têm valor?
3 Vivemos num mundo em que o amor é cada vez mais raro. As pessoas não mostram amor umas pelas outras e fazem com que outros se sintam insignificantes e desvalorizados. Uma irmã chamada Helena diz: “Eu cresci numa família que não era nada amorosa. O meu pai era violento e passava a vida a dizer que não servíamos para nada.” Talvez, assim como Helen, você também foi vítima de maus tratos e de críticas excessivas. Por causa disso, pode ser que sinta que ninguém o ama. Se isso lhe aconteceu, talvez tenha dificuldade em acreditar que alguém realmente se importa consigo.
4. De acordo com o Salmo 34:18, que certeza é que Jeová nos dá?
4 Mesmo que tenha sido vítima de maus tratos, pode ter a certeza de que Jeová o ama e de que você tem muito valor para ele. Ele “está perto dos que têm o coração quebrantado”. (Leia o Salmo 34:18.) Caso se sinta inútil, lembre-se de que Jeová viu coisas boas no seu coração e de que foi ele quem o atraiu. (João 6:44) Jeová está sempre disposto a ajudá-lo, porque, para ele, você é precioso.
5. O que é que podemos aprender da maneira como Jesus tratava as pessoas que eram desprezadas?
5 Podemos aprender muito sobre os sentimentos de Jeová por analisarmos o que Jesus fez. Quando esteve na Terra, ele prestou muita atenção àqueles que eram desprezados por outros e que se sentiam inferiores. Ele mostrou compaixão por essas pessoas. (Mat. 9:9-12) Por exemplo, quando uma mulher tocou na roupa de Jesus, na esperança de ser curada de uma doença terrível, ele consolou-a e até elogiou-a pela fé que ela mostrou. (Mar. 5:25-34) Jesus imitou de forma perfeita a personalidade de Jeová. (João 14:9) Por isso, pode ter a certeza de que, para Jeová, você tem muito valor. Ele presta atenção às suas qualidades, incluindo a fé e o amor que demonstra.
6. O que é que podemos fazer se nos sentirmos inúteis?
6 O que é que pode fazer se, frequentemente, se sente inútil? Leia textos bíblicos que mostram o quanto Jeová o valoriza e tire tempo para pensar nesses textos.b (Sal. 94:19) Se não conseguiu alcançar um alvo ou se não consegue fazer tanto como os outros, não desanime! Não seja demasiado exigente consigo próprio. Jeová não exige que façamos mais do que somos capazes. (Sal. 103:13, 14) Se foi vítima de abuso físico, emocional ou sexual no passado, a culpa não é sua! Lembre-se de que, para Jeová, a culpa é sempre de quem abusa, não da vítima. (1 Ped. 3:12) Sandra, que foi vítima de maus tratos quando era criança, diz: “Eu oro sempre a Jeová para que ele me ajude a ver as boas qualidades que ele vê em mim.”
7. Como é que as nossas experiências de vida podem ajudar outros?
7 Nunca duvide de que Jeová pode usá-lo para ajudar outros. Jeová deu-lhe o privilégio de colaborar com ele na obra de pregação. (1 Cor. 3:9) E a sua experiência de vida pode ajudá-lo a ter mais empatia pelos outros e a fazer muito mais para ajudá-los. Helen recebeu ajuda e agora consegue ajudar melhor outras pessoas. Ela diz: “Eu sentia-me inútil. Mas graças a Jeová, agora sinto-me amada e útil.” Atualmente, Helen serve como pioneira regular e sente-se feliz.
ACEITE O PERDÃO DE JEOVÁ
8. Que garantia é que Jeová nos dá em Isaías 1:18?
8 Alguns servos de Jeová ainda se sentem muito tristes e ansiosos por causa de erros que cometeram no passado, quer isso tenha acontecido antes ou depois do batismo. Mas é bom lembrarmo-nos de que Jeová providenciou o sacrifício de resgate porque ele nos ama muito. E ele quer que aceitemos esse presente. Jeová garante que, se ‘resolvermos as questões’c que temos com ele, ele vai perdoar-nos completamente. (Leia Isaías 1:18.) Somos muito gratos por Jeová, de forma amorosa, decidir esquecer os nossos pecados e por ele nunca se esquecer das coisas boas que fazemos. — Sal. 103:9, 12; Heb. 6:10.
9. Porque é que temos de nos concentrar no presente e no futuro?
9 O que pode ajudá-lo caso se sinta desanimado por causa dos erros do passado? Esforce-se para concentrar-se no presente e no futuro. Veja o que aconteceu ao apóstolo Paulo. Ele tinha perseguido os cristãos com crueldade e gostava que isso nunca tivesse acontecido. Mas ele sabia que Jeová já o tinha perdoado. (1 Tim. 1:12-15) Por isso, ele não se concentrava nos erros que tinha cometido no passado, mas também não dava demasiada importância à autoridade que tinha quando era fariseu. (Fil. 3:4-8, 13-15) Em vez disso, Paulo continuou a dar o seu melhor na pregação e concentrava-se no futuro. Assim como ele, nós também não podemos mudar o passado, mas podemos honrar a Jeová agora. Para isso, temos de nos concentrar nas coisas que podemos fazer no presente e pensar nas promessas maravilhosas que Jeová fez quanto ao futuro.
10. O que é que podemos fazer se tivermos magoado alguém?
10 E se você se sente muito triste por ter feito algo que magoou alguém no passado? O que é que o pode ajudar a lidar com esse sentimento? Faça o que estiver ao seu alcance para resolver a situação. Peça desculpa à pessoa que magoou e mostre que está arrependido. (2 Cor. 7:11) Além disso, peça a Jeová que ajude essa pessoa. Pode ter a certeza de que Jeová pode ajudá-lo a si a continuar a servi-lo e a ter paz interior. E ele também pode ajudar aqueles a quem você magoou a fazerem o mesmo.
11. O que é que podemos aprender com o exemplo do profeta Jonas? (Veja também a imagem.)
11 Aprenda com os erros do passado e permita que Jeová o use. Veja o que aconteceu ao profeta Jonas. Jeová pediu a Jonas para ir a Nínive. Mas, em vez de lhe obedecer, Jonas fugiu na direção oposta. Jeová disciplinou-o, e ele aprendeu com o seu erro. (Jonas 1:1-4, 15-17; 2:7-10) Apesar disso, Jeová não deixou de usar Jonas. Ele deu-lhe outra oportunidade e, dessa vez, Jonas obedeceu sem pensar duas vezes. Apesar de lamentar o que tinha feito no passado, Jonas não permitiu que isso o impedisse de aceitar uma nova designação. — Jonas 3:1-3.
Depois de sobreviver àquela situação traumatizante dentro do grande peixe, Jeová pediu novamente a Jonas para divulgar a Sua mensagem em Nínive (Veja o parágrafo 11.)
JEOVÁ USA O SEU ESPÍRITO SANTO PARA NOS CONSOLAR
12. Como é que podemos sentir a paz de Jeová quando passamos por um trauma ou perdemos alguém? (Filipenses 4:6, 7)
12 Quando passamos por algum trauma ou quando perdemos alguém na morte, Jeová usa o seu espírito santo para nos consolar. Veja o que aconteceu a Roni e Carol. Infelizmente, o filho deles suicidou-se. Eles contam: “Nós já enfrentámos outros desafios difíceis, mas este, sem dúvida, foi o pior de todos. Passámos muitas noites sem dormir a orar a Jeová e conseguimos sentir a paz descrita em Filipenses 4:6, 7.” (Leia.) Se estiver a lidar com algum problema que o deixou arrasado, ore a Jeová e diga-lhe o que está a sentir. Fale com Jeová sempre que precisar e durante o tempo que for necessário. (Sal. 86:3; 88:1) Não desista de lhe pedir espírito santo. Jeová nunca vai ignorar os seus pedidos. — Lucas 11:9-13.
13. Como é que o espírito santo pode ajudar-nos a continuar a servir a Jeová? (Efésios 3:16)
13 Passou por alguma situação difícil e sente que já não tem forças? Se esse for o caso, o espírito santo pode dar-lhe a força de que precisa para continuar a servir a Jeová. (Leia Efésios 3:16.) Veja o que aconteceu a uma irmã chamada Flora. Ela e o marido estavam a servir juntos como missionários, mas ele traiu-a e eles divorciaram-se. Ela diz: “Eu fiquei completamente arrasada. Não conseguia pensar em mais nada. Orava a Jeová a pedir espírito santo para conseguir seguir em frente. Jeová deu-me tudo o que eu precisava para me recuperar e lidar com essa situação que parecia ser insuportável.” Flora sentiu que Jeová a ajudou a aumentar a sua confiança nele e tem a certeza de que ele vai ajudá-la a lidar com qualquer problema que surja. Ela acrescentou: “As palavras do Salmo 119:32 descrevem a forma como Jeová me ajudou: ‘Vou apressar-me em seguir o caminho dos teus mandamentos, porque abres o espaço para isso no meu coração.’”
14. O que é que podemos fazer para receber mais espírito santo?
14 Depois de orar a pedir espírito santo, o que é que pode fazer para agir de acordo com a sua oração? Faça coisas que o ajudem a receber mais espírito santo. Assista às reuniões e participe na pregação. Ler a Bíblia todos os dias vai ajudá-lo a encher a mente com os pensamentos de Jeová. (Fil. 4:8, 9) Quando fizer isso, preste atenção às personagens que passaram por dificuldades e tente ver como é que Jeová as ajudou a perseverar. Sandra, que teve de lidar com muitos problemas na sua vida, conta: “A história de José toca muito o meu coração. Ele enfrentou muitos desafios e injustiças, mas não permitiu que isso enfraquecesse a sua amizade com Jeová.” — Gén. 39:21-23.
JEOVÁ USA OS IRMÃOS PARA NOS CONSOLAR
15. De quem é que podemos receber consolo, e de que maneiras? (Veja também a imagem.)
15 Quando estamos a sofrer, os irmãos podem ser “uma fonte de grande consolo” para nós. (Col. 4:11) Jeová usa os nossos irmãos e irmãs para mostrar o seu amor por nós. Eles consolam-nos quando passam tempo connosco, e quando nos ouvem e tentam entender o que estamos a sentir. Talvez até nos mostrem algum texto da Bíblia ou orem connosco.d (Rom. 15:4) Às vezes, até nos ajudam a lembrar do que Jeová pensa sobre o assunto. Isso pode ajudar-nos a mantermos o equilíbrio e a ficarmos mais calmos. Os irmãos também nos podem ajudar de maneira prática, por exemplo, por preparar uma refeição para nos animar.
Amigos de confiança, que amam a Jeová, podem dar-nos muito consolo e ajuda (Veja o parágrafo 15.)
16. O que é que precisamos de fazer para que outros nos possam ajudar?
16 Para que outros nos possam ajudar, às vezes, temos de ser nós a pedir essa ajuda. Os nossos irmãos amam-nos muito e querem ajudar-nos. (Pro. 17:17) Mas é muito provável que eles não saibam o que estamos a sentir ou do que precisamos. (Pro. 14:10) Se está a sofrer em sentido emocional, tente desabafar com um bom amigo. Diga-lhe o que é que ele pode fazer para o ajudar. Talvez até possa escolher um ou dois anciãos com quem se sente mais à vontade para conversar. Algumas irmãs talvez se sintam mais à vontade em conversar com outra irmã madura.
17. Que desafios é que nos podem impedir de receber encorajamento, e como é que podemos superar isso?
17 Não se isole. Quando nos sentimos muito tristes, muitas vezes não nos apetece estar com ninguém. É verdade que, às vezes, os nossos irmãos podem não entender o que estamos a sentir ou até podem dizer alguma coisa que nos deixe ainda mais tristes. (Tia. 3:2) Mas não deixe que isso o impeça de estar com eles e de receber o encorajamento de que precisa. Um ancião chamado Gavin, que tem depressão, disse: “Muitas vezes, a última coisa que eu quero é falar ou estar com os meus amigos.” Mesmo assim, Gavin esforça-se para estar com os irmãos e, na maioria das vezes, ele sente-se melhor. Uma irmã chamada Amy diz: “Por causa de algumas coisas que já me aconteceram, tenho dificuldade em confiar nas pessoas. Mas estou a aprender a amar os irmãos e a confiar neles, assim como Jeová faz. Eu sei que isso deixa Jeová feliz e, por causa disso, eu também fico feliz.”
AS PROMESSAS DE JEOVÁ CONSOLAM-NOS
18. O que é que podemos esperar em relação ao futuro, e o que é que devemos fazer agora?
18 Muito em breve, Jeová vai acabar com tudo aquilo que nos causa ansiedade e sofrimento. E já não vamos sentir nenhuma dor física ou emocional. (Apo. 21:3, 4) Quando esse dia chegar, todas as coisas que nos magoam muito já “não serão lembradas, nem voltarão ao coração”. (Isa. 65:17) Como vimos, Jeová ‘trata das nossas feridas’. Portanto, aproveite ao máximo tudo o que Jeová faz para o consolar e ajudar. Nunca duvide, nem por um segundo, que Jeová cuida de si. — 1 Ped. 5:7.
CÂNTICO 21 Vou Buscar Primeiro o Reino
a Os nomes foram mudados.
b Veja o quadro “Você tem muito valor para Jeová”.
c Para ‘resolver as questões’ com Jeová, temos de mostrar que estamos arrependidos e pedir-lhe perdão pelos nossos erros. Além disso, temos de deixar de fazer o que é errado. Se tivermos cometido um pecado grave, é importante procurarmos a ajuda dos anciãos da congregação. — Tia. 5:14, 15.