Ireferensiya Inaphwanyeya va Yoochariha ya Mithukumano Okumi ni Muteko Ahu Weekristu
© 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
4-10 A MARSU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 16-17
‘Yehova Ehimaaka ya Oreera Murima’
Mulipeleli, 12/2018, ipaax. 23-24, epara. 11
Amiravo ni Asimwali Munanwerya Okhalano Okumi Woohakalaliha
MWAAPAKE ASINTHAMWENE EEPARIPARI
11 Mwaalakhanye Salumu 16:3, Nlakano Nahihano. Tavite aahisuwela mukhalelo wa waaphwanya asinthamwene aphaama. Owo aathanla yaale yaamusivela Yehova wi ekhale asinthamwene awe nave eyo yaanamvaha ‘ohakalala wothene.’ Owo aahaaloca asinthamwene awe ntoko “awéla murima” nthowa nawi awo yaaneererya ochariha makhalelo aweela a Yehova. Mulipa a masaalimu mukina aahoona mmukhalelo woolikana vooloca sa waathanla asinthamwene nave aahirepa: “Miyo ka awaataanano oothene anawoovaani nyuwo, ni yaawo anathokororya ikano sanyu.” (Salumu 119:63) Ntoko nimanlaahu othokororya mmwaha ovirale, nyuwotho munanwerya waaphwanya asinthamwene aphaama variyari va yaale anamusivela ni omwiiwelela Yehova. Nave mweeparipari, tahi woochuneya asinthamwene anyu okhala yaale munalikanaanyuno iyaakha.
Sentinela, 15/2/2014, epaax. 29, epara. 4
Contemple “a Afabilidade de Jeová”
Num de seus salmos, Davi cantou a Jeová: “Tu és o meu refúgio, meu quinhão [ou herança] na terra dos viventes.” (Sal. 142:5) Ele estava agradecido por Jeová ser seu “quinhão”, ou seja, por ter um bom relacionamento com Deus e por ter o privilégio de servi-lo. Assim como Davi, somos muito abençoados em sentido espiritual, mesmo quando enfrentamos dificuldades. Então, continuemos a prezar a adoração verdadeira e a sempre ‘olhar com apreço’ para o templo espiritual de Jeová.
Sentinela, 15/2/2008, ipaax. 2-3, ipara. 2-3
Mantenhamos a Jeová Constantemente Diante de Nós
2 Todos nós podemos aprender muito dos acontecimentos na vida de bem conhecidos personagens bíblicos—como Abraão, Sara, Moisés, Rute, Davi, Ester, o apóstolo Paulo e outros. Mas os relatos sobre pessoas menos conhecidas também podem nos beneficiar. Meditar nas narrativas bíblicas pode nos ajudar a agir em harmonia com as palavras do salmista: “Pus constantemente a Jeová diante de mim. Porque ele está à minha direita, nunca serei abalado.” (Sal. 16:8) O que significam essas palavras?
3 Um soldado costumava usar a espada na mão direita, deixando esse lado sem a proteção do escudo, que era segurado na mão esquerda. No entanto, ele estaria protegido caso um companheiro lutasse perto dele à sua direita. Se levarmos a Jeová em conta e fizermos Sua vontade, ele nos protegerá. Assim, vejamos como a consideração de certos relatos bíblicos pode fortalecer nossa fé de modo a ‘mantermos a Jeová constantemente diante de nós.’
Muhakhu Woomunepani
Perspicaz, vol. 2, epaax. 349
Menina do Olho
A palavra hebraica ʼi·shóhn (De 32:10; Pr 7:2), quando usada junto com ʽá·yin (olho), significa literalmente “homenzinho do olho”; de modo similar, em Lamentações 2:18 usa-se bath (filha) com a ideia de “filha do olho”, ambas as expressões referindo-se à menina do olho, ou pupila. As duas expressões são juntadas para ênfase no Salmo 17:8 (ʼi·shóhn bath-ʽá·yin), significando literalmente “homenzinho, filha do olho” (“menina do olho”, NM). Evidentemente, isto faz referência à pequeníssima imagem de si mesma que a pessoa pode ver refletida naquela parte do olho de outrem.
O olho é extremamente delicado e sensível; até mesmo um cabelinho ou uma partícula de poeira entre a pálpebra e o globo ocular é prontamente notado. A parte transparente do olho (a córnea) que cobre a menina do olho tem de ser protegida e cuidada, porque, se esta parte for lesada ou se tornar enuviada devido a uma doença, poderá resultar numa visão distorcida, ou em cegueira. A Bíblia usa com força, e ainda assim com delicadeza, a expressão “a menina dos teus olhos” ao falar daquilo que mais precisa ser protegido. A lei de Deus deve ser tratada assim. (Pr 7:2) Deuteronômio 32:10, mencionando o cuidado paterno de Deus para com Israel, diz que Ele resguardava esta nação “como a menina do seu olho”. Davi orou pedindo ser protegido e cuidado por Deus como “a menina do olho”. (Sal 17:8) Ele queria que Jeová agisse prontamente a seu favor quando sofresse um ataque inimigo. (Veja Za 2:8, onde se usa a palavra hebraica ba·váth ʽá·yin, “globo [do olho]”.)—Veja OLHO.
11-17 A MARSU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 18
Yehova ‘ti Naakiho Naka’
Sentinela, 1/5/2009, epaax. 14, ipara. 4-5
Quadros Mentais na Bíblia—Você Consegue Entendê-los?
A Bíblia também compara Jeová a coisas inanimadas. Ele é descrito como “a Rocha de Israel”, um “rochedo” e uma “fortaleza”. (2 Samuel 23:3; Salmo 18:2; Deuteronômio 32:4) Qual é o ponto de similaridade? Assim como uma grande rocha é firme e inabalável, Jeová Deus pode ser uma Fonte sólida de segurança para você.
5 O livro dos Salmos está repleto de quadros mentais que descrevem diferentes facetas da personalidade de Jeová. Por exemplo, o Salmo 84:11 diz que Jeová é “sol e escudo” porque ele é a Fonte da luz, da vida, da energia e de proteção. Por outro lado, o Salmo 121:5 diz: “Jeová é a tua sombra à tua mão direita.” Assim como um lugar à sombra dá proteção contra o sol abrasador, Jeová pode proteger seus servos contra o calor da calamidade, provendo-lhes sombra, ou proteção, debaixo de sua “mão” ou de suas “asas.”—Isaías 51:16; Salmo 17:8; 36:7.
Perspicaz, vol. 2, epaax. 1219, epara. 5
Voz
Deus ouve a voz dos seus servos. Aqueles que servem a Deus com espírito e verdade podem invocar a Deus na certeza de que ele ouve a sua voz, não importa em que língua eles o invoquem. Ademais, mesmo que não se use a voz literal, fazendo-se uma petição silenciosa a Deus, Ele, que conhece os corações dos homens, assim mesmo “ouve” ou dá atenção. (Sal 66:19; 86:6; 116:1; 1Sa 1:13; Ne 2:4) Deus ouve os aflitos que clamam a Ele por ajuda, e também escuta a voz e conhece as intenções dos homens que se lhe opõem, e que maquinam o mal contra Seus servos—Gên 21:17; Sal 55:18, 19; 69:33; 94:9-11; Je 23:25.
Mulipeleli, 4/2022, epaax. 3, epara. 1
Muni Nwerye Hai Ovilela Vaavaa Munuukhuwaanyu?
2. Wuupuwelela. Vaavaa munuupuwelelaanyu ichu seiho seeren’ye mu okumi anyu, apwanne munnawerya wuupuwela makacamiho yaawo nwenryaanyu ovilela pahiru nthowa na nikhaviheryo na Yehova? Vaavaa nnuupuwelelaahu mukhalelo Yehova onikhavihenryeiye hiiha ntoko aakhavihenryeiye alapeli awe akhalai ninnakhalano ikuru nave nroromelo nahu mwa yoowo ninnakhala noolipa. (Sal. 18:17-19) Mutokweene awiichaniwa Joshua ooloca: “Kookhalano elista ya mavekelo aka yaakhuliwe. Ela ennakikhaviherya wuupuwelela ilukuluku seiho kaamvenkaaka Yehova echu yooluluwanya nave akivaha hiiha ntoko kaachunelaaka.” Chiryene vaavaa ilukuluku soothene nnuupuwelaahu mukhalelo Yehova onikhavihenryeiye khalai, ninnakhalano ikuru seiho nnachunaahu wi niwanihe ni wuukhuwa.
Muhakhu Woomunepani
Perspicaz, vol. 2, epaax. 768, epara. 3
Querubim
Estas não eram figuras grotescas, modeladas segundo as monstruosas imagens aladas que eram adoradas pelas nações pagãs nos arredores, como alguns argumentam. Segundo o testemunho unânime da antiga tradição judaica (a Bíblia guarda silêncio sobre o assunto), estes querubins tinham forma humana. Eram excelentes obras de arte que representavam criaturas angélicas de gloriosa beleza, e cada detalhe fora feito ‘segundo o modelo’ que Moisés recebeu do próprio Jeová. (Êx 25:9) O apóstolo Paulo os descreve como ‘querubins gloriosos que encobriam a tampa propiciatória’. (He 9:5) Tais querubins eram associados com a presença de Jeová: “E ali me hei de apresentar a ti e falar contigo de cima da tampa, de entre os dois querubins que há sobre a arca do testemunho.” (Êx 25:22; Núm 7:89) Por isso, dizia-se que Jeová estava “sentado sobre [ou entre] os querubins”. (1Sa 4:4; 2Sa 6:2; 2Rs 19:15; 1Cr 13:6; Sal 80:1; 99:1; Is 37:16) De maneira simbólica, os querubins serviam como “a representação do carro” de Jeová, no qual ele viajava (1Cr 28:18), e as asas dos querubins ofereciam tanto proteção vigilante como rapidez na viagem. Assim Davi, em cântico poético, descreveu a rapidez com que Jeová veio em sua ajuda, dizendo que “veio montado num querubim e veio voando”, até mesmo “nas asas dum espírito.”—2Sa 22:11; Sal 18:10.
18-24 A MARSU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 19-21
“Erimu Enalaleerya Ncicimiho na Muluku”
Sentinela, 1/1/2004, epaax. 8, ipara. 1-2
Que Todos Declarem a Glória de Jeová
DAVI, filho de Jessé, cresceu como pastor na vizinhança de Belém. Quantas vezes ele deve ter olhado para a imensidão dos céus estrelados na calada da noite, enquanto cuidava dos rebanhos do pai naqueles isolados pastos de ovelhas! Sem dúvida, essas impressões vívidas lhe vieram à mente quando, inspirado pelo espírito santo de Deus, compôs e cantou as belas palavras do Salmo 19: “Os céus declaram a glória de Deus; e a expansão está contando o trabalho das suas mãos. Seu cordel de medir saiu por toda a terra e suas expressões até a extremidade do solo produtivo.”—Salmo 19:1, 4.
2 Sem fala, sem palavras, sem voz, os espantosos céus criados por Jeová declaram a glória dele, dia após dia, noite após noite. A criação nunca deixa de declarar a glória de Deus, e somos levados a refletir na nossa condição humilde ao contemplar esse testemunho silencioso que é dado em “toda a terra” à vista de todos os seus habitantes. No entanto, não basta o testemunho silencioso da criação. Humanos fiéis são exortados a participar nele com voz audível. Um salmista anônimo dirigiu-se a adoradores fiéis com as seguintes palavras inspiradas: “Atribuí a Jeová glória e força. Atribuí a Jeová a glória pertencente ao seu nome.” (Salmo 96:7, 8) Os que têm um relacionamento achegado com Jeová se sentem emocionados de poder atender essa exortação. No entanto, o que está envolvido em se atribuir glória a Deus?
Sentinela, 1/6/2004, epaax. 11, ipara. 8-10
A Criação Declara a Glória de Deus!
8 A seguir, Davi descreve outra maravilha da criação de Jeová: “Neles [nos céus visíveis] colocou uma tenda para o sol, e este é como um noivo quando sai da câmara nupcial; exulta como um poderoso para correr numa vereda. Sai de uma extremidade dos céus e sua volta completa vai até as suas outras extremidades; e não há nada escondido do seu calor.”—Salmo 19:4-6.
9 Comparado com outras estrelas, o Sol é apenas de tamanho médio. No entanto, é uma estrela notável, muito maior do que os planetas que o orbitam. Certa fonte diz que a massa do Sol é de “2 octilhões de toneladas”—o que representa 99,9 por cento da massa de nosso sistema solar! A força gravitacional exercida pelo Sol permite que a Terra orbite à sua volta a uma distância de 150 milhões de quilômetros, sem se afastar ou se aproximar. O nosso planeta é atingido apenas por meio bilionésimo da energia proveniente do Sol, mas é o bastante para sustentar a vida.
10 O salmista falou do Sol em linguagem figurativa, retratando-o como “um poderoso”, que corre de um horizonte ao outro durante o dia e descansa à noite numa “tenda”. Quando esse astro poderoso mergulha abaixo do horizonte, visto da Terra parece entrar numa “tenda”, como que para descansar. De manhã, parece surgir, radiante “como um noivo quando sai da câmara nupcial”. Davi, como pastor, sabia que as noites podiam ser extremamente frias. (Gênesis 31:40) Lembrava-se de como os raios do Sol aqueciam rapidamente a ele e a paisagem ao seu redor. É evidente que o Sol não ficava esgotado por causa da “jornada” do leste para o oeste, mas era como “um poderoso”, pronto para repetir a jornada.
Despertai, 8/11/1995, epaax. 7, epara. 3
O Mais Desprezado Artista dos Nossos Tempos
Aprofundar o nosso apreço pela arte na natureza pode ajudar-nos a conhecer o nosso Criador, cujas obras nos rodeiam. Jesus disse certa vez aos seus discípulos que atentassem às flores silvestres que cresciam na Galiléia. “Aprendei uma lição dos lírios do campo”, disse ele, “como eles crescem; não labutam nem fiam; mas eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestia como um destes”. (Mateus 6:28, 29) A beleza duma insignificante flor silvestre pode fazer-nos lembrar que Deus não é indiferente para com as necessidades da família humana.
Muhakhu Woomunepani
Mulipeleli, 3/2022, ipaax. 4-5, epara. 10
Nyuwaano Munanwerya ‘Omurula Muchu Akhalai’
Mukhale oolekecheya wi malakiheryo a Yehova taphaamaxa. Hiyaano nnanwerya ophuravo orweela wa ichu soothene seiho Yehova onanivekeiye opaka. Yaale anakhala mwawiiwanana ni malakiheryo awe annacicimiheya, annakhalano yoolakelela mookumini, nave annakhalano ohakalala weeparipari. (Sal. 19:7-11) Moohiyana, yaale anakhooca ochariha malakiheryo a Yehova annahooxeya orweela wa sookhumelela sa miteko sa mwiili. Moone yeeyo mulopwana awiichaniwa Elie olonceiye vooloca sa okhooca ochariha malakiheryo a Muluku. Owo aphwiiwale ni asitiithi yaamusivela Yehova. Nyenya vaavaa aareiye mmiravo, Elie aathanla onthamwene woonanara. Owo aapacerya olya mirece, ocapaheya ni wiiya. Elie olonce wi owo aakhala oonyeenyeya ni a nlala. Owo onneemererya: “Mweeparipari, kaanapaka ichu soothene kaahusenryaaka wi Mukristu haaphwanela opaka.” Nyenya Elie haacuwanle yeeyo aahusenryeiye vaavaa aareiye mmiravo. Ohoolo waya, owo aapacerya omuhuserya Piipiliya wanaawiili. Owo aahiilipixerya wi ahiye sookhovelela sawe soonanara nave aapatisiwa mu 2000. Ti mwawiihai okhala mwawiiwanana ni malakiheryo a Yehova omukhavihenryaaya? Elie ooloca: “Miyaano kookhalano murecele wa mmuupuweloni ni yawuupuxerya ya murima yaphaama.” Yootakiherya ya Elie ennanooniherya wi yaale anakhooca malakiheryo a Yehova anniihooxa mukhataaya. Naamwi hiihaa, Yehova ori ooreheryeya waakhaviherya yaawo wi epake matorokelo.
25-31 A MARSU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 22
Saweereya Saalociwe Ntakhara Okhwa wa Yesu
Sentinela, 15/8/2011, epaax. 15, epara. 16
Eles Acharam o Messias!
16 O Messias seria aparentemente abandonado por Deus. (Leia Salmo 22:1.) Segundo a profecia, “à nona hora [por volta das 3 da tarde], Jesus clamou com voz alta: ‘Eli, Eli, lama sabactâni?’ que significa, traduzido: ‘Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?’” (Mar. 15:34) Jesus não havia perdido a fé no seu Pai celestial. Deus abandonou Jesus às mãos de seus inimigos por retirar Sua proteção para que a integridade de Jesus pudesse ser provada cabalmente. E o clamor de Cristo cumpriu o Salmo 22:1.
Sentinela, 15/8/2011, epaax. 15, epara. 13
Eles Acharam o Messias!
13 Davi profetizou que o Messias seria insultado. (Leia Salmo 22:7, 8.) Jesus foi insultado enquanto sofria na estaca, pois Mateus relata: “Os que passavam começaram a falar dele de modo ultrajante, sacudindo a cabeça e dizendo: ‘Ó tu, pretenso derrubador do templo e construtor dele em três dias, salva-te a ti mesmo! Se tu és filho de Deus, desce da estaca de tortura!’” Os principais sacerdotes, escribas e anciãos também zombaram dele, dizendo: “A outros ele salvou; a si mesmo não pode salvar! Ele é Rei de Israel; desça agora da estaca de tortura, e nós acreditaremos nele. Depositou a sua confiança em Deus; que Ele o socorra agora, se Ele o quiser, pois este disse: ‘Sou Filho de Deus.’” (Mat. 27:39-43) No entanto, Jesus suportou tudo isso com dignidade. Que belo exemplo para nós!
Sentinela, 15/8/2011, epaax. 15, epara. 14
Eles Acharam o Messias!
14 Seriam lançadas sortes para repartir a roupa do Messias. “Repartem entre si a minha roupa”, escreveu o salmista, “e lançam sortes sobre a minha vestimenta”. (Sal. 22:18) Assim aconteceu, pois “tendo [os soldados romanos] pregado [Jesus] numa estaca, distribuíram a sua roupagem exterior por lançar sortes.”—Mat. 27:35; leia João 19:23, 24.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 1/11/2006, epaax. 29, epara. 7
Mostremos Respeito por Nossas Reuniões Sagradas
7 Podemos mostrar respeito pelas reuniões de maneiras práticas. Uma delas é por estarmos presentes para entoar os cânticos do Reino. Muitos deles foram escritos em forma de oração, e por isso devem ser cantados com respeito. Citando o Salmo 22, o apóstolo Paulo escreveu sobre Jesus: “Declararei o teu nome a meus irmãos; no meio da congregação louvar-te-ei com cântico.” (Hebreus 2:12) Assim, devemos fazer questão de estar em nossos lugares antes de o presidente da reunião anunciar o cântico, e então nos concentrar no significado da letra enquanto cantamos. Que nosso modo de cantar reflita os sentimentos do salmista, que escreveu: “Elogiarei a Jeová de todo o coração no grupo íntimo dos retos e na assembléia.” (Salmo 111:1) Sem dúvida, cantar louvores a Jeová é um bom motivo para chegarmos cedo às reuniões e permanecermos nelas até o fim.
Sentinela, 1/9/2003, epaax. 20, epara. 1
Louve a Jeová “no Meio da Congregação”
Atualmente, assim como em épocas anteriores, fazem-se provisões para que os que crêem expressem a sua fé “no meio da congregação”. Uma oportunidade disponível a todos é a de fazer comentários em resposta às perguntas feitas à assistência nas reuniões congregacionais. Nunca subestime o bem que isso faz. Por exemplo, os comentários que demonstram como superar ou evitar problemas reforçam a determinação de nossos irmãos de aplicar os princípios bíblicos. Os comentários que explicam os textos bíblicos citados, mas não transcritos, ou que incluem pensamentos resultantes duma pesquisa pessoal, podem estimular outros a desenvolver hábitos melhores de estudo.
1-7 A APIRILI
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 23-25
“Apwiya [Yehova] ti Mukukhula Aka”
Sentinela, 1/05/2011, epaax. 31, epara 3
“Jeová é o Meu Pastor”
Jeová guia suas ovelhas. Sem pastor, as ovelhas geralmente se perdem. De maneira similar, precisamos de ajuda para encontrar o caminho certo na vida. (Jeremias 10:23) Conforme Davi explica, Jeová conduz seu povo a “pastagens relvosas” e a “lugares de descanso bem regados”. Ele os guia “nos trilhos da justiça”. (Versículos 2, 3) Essas imagens pastorais nos garantem que podemos confiar em Deus. Por seguirmos a orientação de seu espírito, revelada na Bíblia, podemos ter o tipo de vida que resulta em satisfação, revigoramento e segurança.
Sentinela, 1/05/2011, epaax. 31, epara 4
“Jeová é o Meu Pastor”
Jeová protege suas ovelhas. Sem o pastor por perto, as ovelhas ficam com medo, sem saber o que fazer. Jeová diz a seus servos que eles não precisam ter medo, mesmo que ‘andem pelo vale da sombra tenebrosa’, ou seja, durante os piores momentos de sua vida. (Versículo 4) Jeová cuida deles; está sempre pronto a ajudá-los. Ele pode dar a seus adoradores a sabedoria e a força que precisam para lidar com provações.—Filipenses 4:13; Tiago 1:2-5.
Sentinela, 1/05/2011, epaax. 31, epara. 5
“Jeová é o Meu Pastor”
Jeová alimenta suas ovelhas. As ovelhas dependem de seu pastor para se alimentar. Nós temos uma necessidade espiritual que só pode ser satisfeita com a ajuda de Deus. (Mateus 5:3) Felizmente, Jeová é um Provisor generoso. Ele prepara uma mesa farta para seus servos. (Versículo 5) A Bíblia e outras publicações usadas para estudá-la, como a revista que você está lendo, são uma fonte de alimento espiritual que satisfaz nossa necessidade de saber qual é o objetivo da vida e o propósito de Deus para nós.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/02/2011, epaax. 24, ipara. 1-3
Ame a Justiça de Todo o Coração
POR meio de sua Palavra e de seu espírito santo, Jeová conduz o seu povo nas “veredas da justiça”. (Sal. 23:3, Nova Versão Internacional) Mas, por sermos imperfeitos, tendemos a nos desviar desse caminho. Daí, voltar a fazer o que é direito exige decidido esforço. O que nos ajudará a ter êxito? Assim como Jesus, temos de amar fazer o que é direito.—Leia Salmo 45:7.
2 O que são as “veredas da justiça”? Vereda é um caminho estreito, ou senda. Essas “veredas” são determinadas pelo padrão de justiça de Jeová. Em hebraico e em grego “justiça” refere-se ao que é “aprumado”, ou correto, indicando estrito apego a princípios morais. Visto que Jeová é “o lugar de permanência da justiça”, seus adoradores têm prazer em deixar que Ele determine o caminho moralmente correto que devem seguir.—Jer. 50:7.
3 Só é possível agradar plenamente a Deus se nos esforçamos de todo o coração em viver à altura de seus padrões de justiça. (Deut. 32:4) Para começar, é preciso aprender tudo o que pudermos sobre Jeová Deus na sua Palavra, a Bíblia. Quanto maior for o nosso conhecimento sobre Jeová, achegando-nos cada dia mais a ele, tanto maior será o nosso amor à sua justiça. (Tia. 4:8) É preciso também aceitar as orientações da Palavra inspirada de Deus ao tomarmos decisões importantes na vida.
8-14 A APRILI
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 26-28
Ti Mwawiihai Tavite Aalipinheiye Ororomeleya Wawe
Sentinela, 01/12/2004, epaax. 14, ipara. 8-9
Andemos no Caminho da Integridade
8 Davi orou: “Examina-me, ó Jeová, e põe-me à prova; refina-me os rins e o coração.” (Salmo 26:2) Os rins ficam bem no interior do corpo. Eles simbolizam os pensamentos e as emoções mais profundas da pessoa. E o coração simbólico é a inteira pessoa no íntimo —suas motivações, sentimentos e intelecto. Ao orar a Jeová pedindo que o examinasse, o que Davi queria era que seus pensamentos e sentimentos mais íntimos fossem sondados e analisados detalhadamente.
9 Davi suplicou que seus rins e seu coração fossem refinados. Como Jeová refina o que somos no íntimo? Davi cantou: “Bendirei a Jeová que me aconselhou. Realmente, durante as noites me corrigiram os meus rins.” (Salmo 16:7) O que significa isso? Significa que os conselhos divinos atingiram as partes mais profundas da pessoa de Davi e ficaram gravados ali, corrigindo suas emoções e pensamentos mais íntimos. O mesmo pode acontecer no nosso caso, se refletirmos com apreço nos conselhos da Palavra de Deus, de seus representantes e de Sua organização, e permitirmos que esses conselhos fiquem gravados no nosso íntimo. Orar regularmente a Jeová pedindo que ele nos refine desse modo nos ajudará a andar em integridade.
Sentinela, 01/12/2004, epaax. 15, ipara. 12-13
Andemos no Caminho da Integridade
12 Referindo-se a mais um fator que fortaleceu sua integridade, Davi disse: “Não me sentei com homens de inveracidade; e não entro com os que ocultam o que são. Tenho odiado a congregação dos malfeitores e não me sento com os iníquos.” (Salmo 26:4, 5) Davi recusava-se terminantemente a ‘sentar-se’ com pessoas perversas. Ele odiava as más companhias.
13 E no nosso caso? Será que nos recusamos a ‘sentar-nos com homens de inveracidade’ por meio de programas de televisão, vídeos, cinema, internet, ou coisas assim? Ficamos longe daqueles que ocultam o que são? Alguns na escola ou no trabalho talvez tenham segundas intenções e finjam ser nossos amigos. Queremos realmente desenvolver vínculos estreitos com aqueles que não andam na verdade de Deus? Por trás de declarações aparentemente sinceras, os apóstatas talvez ocultem sua intenção de nos desviar de servir a Jeová. E se houver alguns na congregação cristã que levam uma vida dupla? Esses também ocultam o que realmente são. Jayson, que agora é servo ministerial, tinha alguns amigos assim quando era jovem. Ele conta: “Certo dia, um de meus amigos me disse: ‘Não importa o que fazemos agora, porque quando o novo sistema chegar, já estaremos mortos. Nem vamos saber que perdemos alguma coisa.’ Esse tipo de conversa serviu de alerta para mim. Não quero estar morto quando o novo sistema chegar.” Jayson sabiamente cortou sua amizade com eles. “Não sejais desencaminhados”, alertou o apóstolo Paulo. “Más associações estragam hábitos úteis.” (1 Coríntios 15:33) Como é importante evitar más companhias!
Sentinela, 01/12/2004, epaax. 16, ipara. 17-18
Andemos no Caminho da Integridade
17 O tabernáculo, com seu altar para sacrifícios, era o centro da adoração de Jeová em Israel. Expressando o quanto gostava daquele lugar, Davi orou: “Jeová, tenho amado a habitação da tua casa e o lugar do domicílio da tua glória.”—Salmo 26:8.
18 Será que nós gostamos imensamente de nos reunir onde aprendemos a respeito de Jeová? Cada Salão do Reino, com seu programa contínuo de instrução espiritual, serve como centro da adoração verdadeira na comunidade. Além disso, temos todos os anos um congresso, uma assembléia de circuito e um dia de assembléia especial. As “advertências”, ou ensinamentos, de Jeová são considerados nessas reuniões. Se aprendermos a ‘amá-los extraordinariamente’, teremos vivo interesse em assistir a essas reuniões e prestar bem atenção ao que se diz ali. (Salmo 119:167) Como é reanimador nos reunir com irmãos na fé que se interessam no bem-estar de cada um de nós e que nos ajudam a seguir um proceder íntegro!—Hebreus 10:24,25.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/7/2006, epaax. 28, epara. 15
Jeová Livra o Aflito
15 O salmista Davi cantou: “Caso meu próprio pai e minha própria mãe me abandonassem, o próprio Jeová me acolheria.” (Salmo 27:10) Como é consolador saber que o amor de Jeová excede ao de qualquer pai ou mãe humanos! Por mais dolorosos que sejam a rejeição, os maus-tratos ou o abandono por parte de um pai ou de uma mãe, em nada diminuem o interesse de Jeová por você. (Romanos 8:38, 39) Lembre-se de que Deus atrai os a quem ele ama. (João 3:16; 6: 44) Independentemente de como você tenha sido tratado por humanos, você é amado pelo seu Pai celestial!
15-21 A APIRILI
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 29-31
Olaka—Yawooniherya ya Osivela wa Yehova
Perspicaz, vol. 1, ipaax. 929-930, epara. 11
Face
‘Esconder a face’ tem diversos sentidos, dependendo das circunstâncias. Esconder Jeová Deus a sua face muitas vezes significa a retirada do seu favor ou do seu poder sustentador. Isto pode ocorrer em consequência de desobediência da pessoa ou do grupo de pessoas envolvidas, tal como a nação de Israel. (Jó 34:29; Sal 30:5-8; Is 54:8; 59:2) Em alguns casos pode denotar que Jeová se refreia de se revelar por ação ou por resposta, aguardando o seu próprio tempo devido. (Sal 13:1-3) O pedido de Davi: “Esconde a tua face dos meus pecados”, solicitava a Deus o perdão ou relevamento de tais transgressões.—Sal 51:9; compare isso com Sal 10:11.
Sentinela, 01/03/2007, epaax. 19, epara. 1
Felizes de Esperar por Jeová
Pode-se comparar a maneira como a disciplina de Jeová nos beneficia com a maneira como o fruto cresce até ficar maduro. Com respeito à disciplina de Deus, a Bíblia diz: “Dá fruto pacífico, a saber, a justiça, aos que têm sido treinados por ela.” (Hebreus 12:11) Assim como os frutos precisam de tempo para amadurecer, assim também é preciso tempo para mudarmos de atitude com relação ao treinamento que Jeová nos dá. Por exemplo, se por causa de nossa conduta errada perdermos algum privilégio na congregação, a disposição de esperar por Deus nos impedirá de ficar desanimados e desistir. Nessas circunstâncias, as palavras inspiradas de Davi são animadoras: “Estar sob a sua ira [a de Deus] é apenas por um instante, estar sob a sua boa vontade é para toda uma vida. À noitinha talvez tome pousada o choro, mas de manhã há um clamor jubilante.” (Salmo 30:5) Se cultivarmos uma atitude de espera e aplicarmos os conselhos que recebemos da Palavra de Deus e de sua organização, o nosso tempo de “clamor jubilante” chegará.
Mulipeleli, 10/2021, epaax. 6, epara. 18
Ocharuwa Weeparipari Tiheeni?
18 Wi ooniherye wi oocharuwa, muchu yoowo iikariwe mmulokoni onaphwanela ophiyaka mmithukumano moohihiyererya, ochariha ikano sa atokweene, ovekela ni omuhuserya Piipiliya moohihiyererya. Owo tho onaphwanela wiilipiserya osepa ichu seiho sinahaala omweeriha opaka yoocheka wanaawiili. Wakhala wi ohiilipixerya oreherya onthamwene awe ni Yehova, owo onaphwanela ororomela wi Yehova oomukhurumuwela moomalela, nave wi atokweene enahaala omukhaviherya okookela mmulokoni wanaawiili. Vaavaa atokweene anaaxaxaaya osuwela waakhanle wi muchu oocharuwa mweeparipari, awo anaphwanela osuwela wi mwaha ti mwaha ti woohiyana, mwa yeeyo awo annathokororya mwaha mweephoole.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/05/2006, epaax. 19, epara. 13
Destaques do Livro Primeiro dos Salmos
31:23—Como a pessoa orgulhosa é retribuída em extremo? A retribuição mencionada aqui é a punição. A pessoa justa recebe sua retribuição por erros desintencionais na forma de disciplina da parte de Jeová. A pessoa orgulhosa, porém, visto que não se arrepende do seu proceder errado, recebe sua retribuição em extremo na forma de punição severa.—Provérbios 11:31; 1 Pedro 4:18.
22-28 A APIRILI
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 32-33
Ntakhara Heeni Olokoha Yoocheka Etokweene?
Sentinela, 15/03/1993, epaax. 9, epara. 7
A Misericórdia de Jeová nos Salva do Desespero
7 Se somos culpados de graves transgressões da lei de Deus, talvez achemos difícil confessar os nossos pecados, mesmo a Jeová. O que pode acontecer em tais circunstâncias? No Salmo 32, Davi admitiu: “Quando fiquei calado [em vez de confessar], meus ossos se gastaram por eu gemer o dia inteiro. Porque de dia e de noite a tua mão [de Jeová] pesava sobre mim. A seiva da minha vida se transformou como no calor seco do verão.” (Versículos 3, 4) A tentativa de ocultar seu pecado e de reprimir a consciência culpada esgotaram o transgressor Davi. A angústia enfraqueceu-o tanto que ele era como uma árvore ressequida, sem seiva vitalizadora. Com certeza, ele deve ter sentido maus efeitos mentais e físicos. Seja como for, ele perdeu a alegria. Se um de nós se encontra nessa situação, o que deve fazer?
Achegue-se, epaax. 262, epara. 8
Um Deus “Sempre Pronto a Perdoar”
8 O arrependido Davi disse: “Finalmente te confessei o meu pecado; não encobri meu erro. . . . E tu perdoaste meu erro e meus pecados.” (Salmo 32:5) A expressão “perdoaste” traduz uma palavra hebraica cujo sentido básico é “levantar” ou “levar”. Conforme usada aqui, ela significa remover “a culpa, o pecado, a transgressão”. De modo que Jeová como que levantou e levou embora os pecados de Davi. Sem dúvida, isso aliviou o sentimento de culpa que ele vinha suportando. (Salmo 32:3) Nós também podemos ter plena confiança em Deus, porque ele leva embora os pecados dos que procuram seu perdão à base da fé no sacrifício resgatador de Jesus.—Mateus 20:28
Sentinela, 1/6/2001, epaax. 30, epara. 1
A Confissão Que Resulta em Recuperação
Depois de ter confessado seu erro, Davi não se entregou a sentimentos de inutilidade. Suas expressões nos salmos que escreveu sobre confissões mostram o alívio que sentiu e sua determinação de servir fielmente a Deus. Por exemplo, veja o Salmo 32. Lemos no versículo 1: “Feliz é aquele cuja revolta é perdoada, cujo pecado é coberto.” Não importa a gravidade do pecado, é possível um desfecho feliz se a pessoa for sincera no seu arrependimento. Ela pode mostrar esta sinceridade por assumir plena responsabilidade pelas suas ações, assim como Davi fez. (2 Samuel 12:13) Ele não procurou justificar-se perante Jeová nem procurou culpar outros. O versículo 5 diz: “Finalmente te confessei meu pecado e não encobri meu erro. Eu disse: ‘Farei confissão das minhas transgressões a Jeová.’ E tu mesmo perdoaste o erro dos meus pecados.” A confissão genuína traz alívio, de modo que a pessoa não mais precisa sentir-se atormentada pela consciência devido a erros passados.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/05/2006, epaax. 20, epara. 1
Destaques do Livro Primeiro Dos Salmos
33:6; nota—O que é “o espírito”, ou “fôlego”, da boca de Jeová? Esse espírito é a força ativa de Deus, ou espírito santo, que ele usou na criação dos céus literais. (Gênesis 1:1,2) É chamado de espírito de sua boca porque, assim como um poderoso fôlego, pode ser enviado para realizar coisas à distância.
29 A APIRILI–5 A MAIYU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 34-35
‘Mmucicimihe Yehova Ilukuluku Soothene’
Sentinela, 1/03/2007, epaax. 22, epara. 11
Exaltemos Juntos o Nome de Jeová
11 “Vou bendizer a Jeová todo o tempo; seu louvor estará constantemente na minha boca.” (Salmo 34:1) Vivendo como fugitivo, Davi deve ter-se preocupado muito com seu sustento, mas, como mostram essas palavras, suas necessidades diárias não se tornaram mais importantes que sua determinação de louvar a Jeová. Que excelente exemplo para nós quando enfrentamos dificuldades! Não importa onde estejamos, na escola, no trabalho, com irmãos na fé ou no ministério de pregação, nosso desejo principal deve ser louvar a Jeová. Pense só nas incontáveis razões que temos para fazer isso. Por exemplo, não há fim do que podemos descobrir e desfrutar nas maravilhosas obras criativas de Jeová. E veja o que ele realiza por meio da parte terrestre de sua organização. Apesar de imperfeitos, Jeová tem usado amplamente humanos fiéis nos tempos atuais. Como comparar as obras de Jeová com as dos homens que são idolatrados pelo mundo? Não concorda com Davi, que também escreveu: “Não há nenhum igual a ti entre os deuses, ó Jeová, nem há quaisquer trabalhos iguais aos teus”?—Salmo 86:8.
Sentinela, 1/03/2007, epaax. 22, epara. 13
Exaltemos Juntos o Nome de Jeová
13 “De Jeová se jactará a minha alma; os mansos ouvirão e se alegrarão.” (Salmo 34:2) Davi aqui não se vangloriava de realizações pessoais. Por exemplo, ele não se gabou do modo como enganou o rei de Gate. Ele se dava conta de que Jeová o protegeu enquanto estava em Gate e que escapou com a ajuda Dele. (Provérbios 21:1) Assim, Davi não se jactou mas reconheceu que o mérito era de Jeová. Por essa razão, os mansos foram atraídos a Ele. Da mesma forma, Jesus enaltecia o nome de Deus e isso atraía a Jeová pessoas humildes, dispostas a aprender. Hoje os mansos de todas as nações são atraídos à congregação internacional de cristãos ungidos, da qual Jesus é o Cabeça. (Colossenses 1:18) Tais pessoas mansas sentem-se tocadas no coração ao ouvirem o nome de Deus ser glorificado pelos seus humildes servos e ao ouvirem a mensagem bíblica que o espírito santo de Deus as habilita a entender. —João 6:44; Atos 16:14.
Sentinela, 1/03/2007, epaax. 23, epara. 15
Exaltemos Juntos o Nome de Jeová
15 “Consultei a Jeová, e ele me respondeu e me livrou de todos os meus horrores.” (Salmo 34:4) Passar por essa experiência foi muito significativo para Davi. Por isso, ele continuou dizendo: “Este atribulado chamou e o próprio Jeová ouviu. E salvou-o de todas as suas aflições.” (Salmo 34:6) Quando nos reunimos com nossos irmãos, temos muitas oportunidades de contar fatos edificantes sobre como Jeová nos tem ajudado a enfrentar situações difíceis. Isso fortalece a fé dos nossos irmãos, assim como as palavras de Davi fortaleceram a fé dos que o apoiavam. No caso de Davi, seus companheiros “olharam para [Jeová] e ficaram radiantes, e suas próprias faces de modo algum podiam estar encabuladas”. (Salmo 34:5) Embora estivessem fugindo do Rei Saul, não se sentiam envergonhados. Confiavam que Deus estava apoiando Davi, e seus rostos ficaram radiantes. De modo similar, os recém-interessados, bem como os que são cristãos há um bom tempo, recorrem a Jeová em busca de apoio. Visto que sentiram pessoalmente a ajuda dele, seus rostos radiantes refletem a determinação de permanecerem fiéis.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/05/2006, epaax. 20, epara. 2
Destaques do Livro Primeiro dos Salmos
35:19—O que significa o pedido de Davi de não deixar quem o odiava piscar o olho? O piscar do olho indicaria que os inimigos de Davi estariam derivando prazer do sucesso dos seus planos maliciosos contra ele. Davi pediu que isso não acontecesse.