Ireferensiya Inaphwanyeya va Yoochariha ya Mithukumano Okumi ni Muteko Ahu Weekristu
© 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
1-7 A YULYU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 57-59
Yehova Onnaavirikanya Yaale Anawaakaaha Achu Awe
Testemunho Cabal, ipaax. 220-221, ipara. 14-15
“Até à Parte Mais Distante da Terra”
14 Estêvão deu um corajoso testemunho antes de morrer às mãos de seus inimigos. (Atos 6:5; 7:54-60) Na “grande perseguição” que surgiu naquele tempo, todos os discípulos, exceto os apóstolos, foram espalhados por toda a Judeia e Samaria. Mas aquilo não parou a obra de dar testemunho. Filipe foi para Samaria ‘pregar o Cristo’ e fez isso com excelentes resultados. (Atos 8:1-8, 14, 15, 25) Além disso, somos informados: “Os que tinham sido espalhados pela tribulação que surgiu por causa de Estêvão foram até a Fenícia, e Chipre, e Antioquia, não falando a palavra a ninguém, senão a judeus. No entanto, dentre eles havia alguns homens de Chipre e de Cirene, que vieram a Antioquia e começaram a falar ao povo que falava grego, declarando as boas novas do Senhor Jesus.” (Atos 11:19, 20) Naquela época, a perseguição difundiu a mensagem do Reino.
15 Em nossos dias, algo similar aconteceu na ex-União Soviética. Especialmente nos anos 50, centenas de Testemunhas de Jeová foram exiladas para a Sibéria e espalhadas em vários assentamentos. Por isso, as boas novas eram divulgadas em cada vez mais lugares naquele vasto país. Teria sido impossível para tantas Testemunhas de Jeová conseguir o dinheiro necessário para viajar até 10 mil quilômetros a fim de proclamar as boas novas. Mas o próprio governo os enviou através do país. “Com o tempo”, disse um irmão, “as próprias autoridades possibilitaram que milhares de pessoas sinceras na Sibéria aprendessem a verdade”.
Muhakhu Woomunepani
Mulipeleli, 07/2023, ipaax. 18-19, ipara. 16-17
“Khalani Awiithipela, Oohicikinyeya”
16 Mulipihe murima anyu. Mwene Tavite aahiloca wi harwa ahiya omusivela Yehova, nave aahiipa: Oo Muluku aka “murima aka wootikitheryeya.” (Sal. 57:7, PMM) Hiyaano tho nnanwerya okhalano murima woohicikinyeya, nimuroromelaka moomalela Yehova. (Mwaalakhanye Salmu 112:7.) Moone yeeyo yaamukhavihenrye Poopi, yoowo olociwe woopaceryani. Vaavaa matotore yaamuleenlaaya wi yaahaala omvaha nikhami waakhanle woochuneya variyari va operasau, ahuupuwenle ikwaha piili, owo aahaakhula: Waakhanle wi orivo pahiru mukhalelo mmoha wa oloola yoowo ori opharihela nikhami, kaahaala okhuma o exipitali yeela kihilekenleru. Voocharela Poopi aaloca: “Miyaano nkaarinono minikwa wi ti yeeyo kaachunaaka weera, nave nkuukhuwa ni yeeyo yaahaala okeera ohoolo waya.”
17 Poopi aahiwerya okhala oohicikinyeya nthowa nawi aahilakelela yeeyo aahaaleiye weera ahaakumve oya oxipitale. Yoopacerya, owo aachuna wi yoolakelela awe emuhakalalihe Yehova. Yanaawiili, owo aahihuserya mwawiiseela yeeyo Piipiliya ni soolaleeryiwa sahu inalocaaya vooloca sa weela wa ekumi nnikhami. Yaneeraru, owo aahilekecheya wi ochariha sooleeliherya sa Yehova waari waphaama wa yene. Hiyaano tho nnanwerya okhalano murima woohicikinyeya, moohipwacha makacamiho nnahoolelaahu.
8-14 A YULYU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 60-62
Yehova Onnanxeerya, Onnanikhapelela Nave Onnanitikitherya
Perspicaz, Vol 2, epaax. 1143 epara. 10
Torre
Uso Figurado. Aqueles que se voltam com fé e obediência para Jeová têm grande segurança, como Davi cantou: “Tu [Jeová] mostraste ser um refúgio para mim, uma torre forte em face do inimigo.” (Sal 61:3) Aqueles que reconhecem o que o Seu nome significa, que confiam nesse nome e fielmente o representam, nada têm a temer, pois “o nome de Jeová é uma torre forte. O justo corre para dentro dela e recebe proteção”.—Pr 18:10; compare com 1Sa 17:45-47.
Perspicaz, Vol. 2, epaax. 1106 epara. 8
Tenda
Em vários casos, uma “tenda” também servia em outro sentido figurado. A tenda duma pessoa era um lugar de descanso e de proteção contra as forças da natureza. (Gên 18:1) Em vista dos costumes no que tangia à hospitalidade, os visitantes tinham motivos de crer que receberiam cuidados e seriam respeitados quando acolhidos na tenda de alguém. Por conseguinte, quando Revelação (Apocalipse) 7:15 diz, sobre os da “grande multidão”, que Deus “estenderá sobre eles a sua tenda”, isto sugere cuidado protetor e segurança. (Sal 61:3, 4) Isaías fala dos preparativos que a esposa de Deus, Sião, deve fazer para os filhos que ela terá. Manda-se-lhe ‘fazer mais espaçoso o lugar de sua tenda’. (Is 54:2) Assim, ela amplia o lugar protetor para seus filhos.
Sentinela, 15/4/2002, epaax. 16 epara. 14
As Leis Divinas São Para o Nosso Benefício
14 É reconfortante saber que a lei de Deus é imutável. Nos tempos turbulentos em que vivemos, Jeová é uma rocha estável que existe de eternidade a eternidade. (Salmo 90:2) Ele disse a respeito de si mesmo: “Eu sou Jeová; não mudei.” (Malaquias 3:6) As normas de Deus, conforme registradas na Bíblia, são totalmente confiáveis—dessemelhantes da areia movediça das idéias humanas que mudam constantemente. (Tiago 1:17) Por exemplo, durante anos, os psicólogos defenderam a criação permissiva de filhos, mas, posteriormente, alguns deles mudaram de idéia e admitiram que seu conselho estava errado. As normas e as orientações do mundo, neste assunto, mudam constantemente, como que impelidas por ventos. A Palavra de Jeová, porém, é imutável. Já por séculos, a Bíblia tem fornecido conselhos sobre como criar filhos com amor. O apóstolo Paulo escreveu: “Pais, não estejais irritando os vossos filhos, mas prossegui em criá-los na disciplina e na regulação mental de Jeová.” (Efésios 6:4) Como é reanimador saber que podemos confiar nas normas de Jeová; elas não mudarão!
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 1/6/2006, epaax. 11 epara. 6
Destaques do Livro Segundo Dos Salmos
62:11. Deus não precisa depender de nenhuma fonte externa de energia. Ele é a própria fonte de energia. ‘A força pertence a ele.’
15-21 A YULYU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 63-65
“Osivela Wanyu Woororomeleya Onnareera Opwaha Okumi”
Sentinela, 15/10/2001, ipaax. 15-16 ipara. 17-18
Quem Nos Separará do Amor de Deus?
17 De que importância é o amor de Deus para você? Pensa o mesmo que Davi, que escreveu: “Porque a tua benevolência é melhor do que a vida, gabar-te-ão os meus próprios lábios. Assim te bendirei durante a minha vida; em teu nome levantarei as palmas das minhas mãos”? (Salmo 63:3, 4) Deveras, há neste mundo algo que a vida possa oferecer que seja melhor do que ter o amor e a amizade leal de Deus? Por exemplo, será que o empenho numa lucrativa carreira secular é melhor do que ter a paz mental e a felicidade resultantes de um relacionamento achegado com Deus? (Lucas 12:15) Alguns cristãos tiveram de escolher entre renunciar a Jeová e enfrentar a morte. Isto aconteceu com muitas Testemunhas de Jeová em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Com pouquíssimas exceções, nossos irmãos cristãos escolheram continuar no amor de Deus, dispostos a enfrentar a morte, se fosse necessário. Os que continuam leais no amor dele podem ter a confiança de que receberão de Deus um futuro eterno, algo que o mundo não nos pode dar. (Marcos 8:34-36) Mas há ainda mais envolvido do que a vida eterna.
18 Embora não seja possível viver para sempre sem Jeová, procure imaginar como seria uma vida extremamente longa sem o nosso Criador. Ela seria vazia, sem um verdadeiro objetivo. Jeová deu ao seu povo um trabalho satisfatório para fazer nestes últimos dias. De modo que podemos estar certos de que, quando Jeová, o Grande Cumpridor de Propósitos, der a vida eterna, esta será repleta de coisas fascinantes, significativas, para aprender e fazer. (Eclesiastes 3:11) Não importa quanto possamos aprender durante os milênios à frente, nunca chegaremos a desvendar plenamente a “profundidade das riquezas, e da sabedoria, e do conhecimento de Deus”.—Romanos 11:33.
Mulipeleli, 12/2019, epaax. 28 epara. 4
“Mu Soothesene, Muthamaleke”
Omuthamalela Muluku echu yavameekhaaya ni yoophwanelela. Moohikhwa minikwa, akhweya ilukuluku ikina munnuupuwelela soovaha soomunepani ni soomwiilini seiyo Muluku ovaherenryeiye nave nlelo onatiteleleiye ovahererya. (Malam. 8:17, 18; Saw. 14:17) Wuupuwelela mahala a Mpatuxa anyu enahaala oceenyerya omuthamalela wanyu ni olipiha nroromelo nanyu vooloca sa ophiyerya mweeryo taani onoosiveleiyeeni ni onoopwacheiyeeni.—1 Yoh. 4:9.
Mulipeleli, 1/10/2015, epaax. 28 epara. 7
Mutitelele Wuupuwelela Ichu Soomunepani
7 Ti woochuneya wiilipixerya wi nuupuwelele yeeyo nnahuseryaahu. Mwa yeeyo ti waphaama wuupuwelela mu elukuluku muhiri oovelavela va nipuro noomaaleleya, weiwo ihiriwo ichu inahaala owuukhulaani. Namarepa a Salumu Tavite uupuwelela vaavaa aahuhumuweiye ohiyu. (Salumu 63:6) Yesu, yoowo aari oophaameya, aanathanla mapuro oomaaleleya wi uupuwelele ni ovekela.—Luka 6:12.
Sentinela, 15/7/2009, epaax. 16 epara. 6
Imite a Jesus—Ensine Com Amor
6 Nós gostamos de falar sobre coisas que amamos. Quando falamos sobre algo que prezamos no coração, ficamos animados e nosso semblante reflete entusiasmo e cordialidade. É especialmente assim quando falamos sobre alguém que amamos. Em geral, ficamos ansiosos de partilhar com outros o que sabemos sobre essa pessoa. Nós a elogiamos, honramos e defendemos. Fazemos isso porque desejamos que outros se sintam tão atraídos a ela e às suas qualidades como nós nos sentimos.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/11/2007, epaax. 15 epara. 6
Você é Revigorante Para Com Outros?
É muito mais fácil demolir um edifício do que construir um novo. Esse mesmo princípio de demolir e edificar aplica-se à nossa conversa. Como humanos imperfeitos, todos nós temos falhas e defeitos. O Rei Salomão disse: “Não há nenhum homem justo na terra, que continue fazendo o bem e que não peque.” (Eclesiastes 7:20) Não é difícil identificar as falhas de outra pessoa e derrubá-la com observações ferinas. (Salmo 64:2-4) Por outro lado, manter uma conversa edificante requer habilidade.
22-28 A YULYU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 66-68
Nihiku ti Nihiku Yehova Onnateexa Niphuta Nahu
Mulipeleli, 5/2023, epaax. 12 epara. 15
Ti Mwawiihai Yehova Onaakhuleiye Mavekelo Ahu?
15 Mavekelo ahu hanaakhuliwa mmukhalelo wootikiniha. Nyenya maakhulo nnavahiwaahu ti yaawo ene nnachunaahu wi nikhale oororomeleya wa Tiithi ahu a wirimu. Mwa yeeyo mooneke mukhalelo Yehova onaakhuleiye mavekelo anyu. Murokora awiichaniwa Yoko oona ntoko wi Yehova haakhula mavekelo awe, nyenya voocharela, owo aahipacerya orepela ichu seiho aamvenkeiye Yehova. Moovira wa elukuluku owo aahipacerya ovareryela seiho aarepenleiye, nave aahoona wi Yehova aahaakhula mavekelo awe mancipale, ophiyerya tho mavekelo makina aacuwanleiye. Mu elukuluku ti elukuluku nnaphwanela weemela ni ovarerya mukhalelo Yehova aakhunleiye mavekelo ahu.—Sal. 66:19, 20.
Sentinela, 1/12/2010, epaax. 23 epara. 6
Mostre Consideração Por Quem Cria Filhos Sozinho
Jeová inspirou a escrita dos cânticos sagrados, ou salmos, que os israelitas cantavam ao prestar adoração. Imagine o encorajamento que as viúvas e os órfãos em Israel recebiam ao cantar palavras divinamente inspiradas que os lembravam de que Jeová era “pai” e “juiz” para eles e que lhes traria alívio. (Salmo 68:5; 146:9) Nós também podemos dar encorajamento a pais que criam filhos sozinhos. Eles poderão se lembrar de nossas palavras durante muito tempo. Mesmo depois de 20 anos, Ruth, uma mãe que criou os filhos sozinha, ainda se lembra com carinho da ocasião em que um pai experiente lhe disse: “Você está criando seus dois filhos muito bem. Continue assim.” Ruth diz: “Aquelas palavras me encorajaram muito.” De fato, “a palavra reconfortante é fonte de vida” e pode encorajar uma pessoa mais do que talvez imaginemos. (Provérbios 15:4, Sociedade Bíblica Portuguesa) Consegue pensar num elogio específico e franco que poderia dar a alguém que cria filhos sozinho?
Sentinela, 1/4/2009, epaax. 31 epara. 1
Pai de Meninos Órfãos de Pai
“PAI de meninos órfãos de pai . . . é Deus na sua santa habitação.” (Salmo 68:5) Essas palavras inspiradas transmitem uma lição comovente sobre Jeová Deus—ele é sensível às necessidades dos menos favorecidos. Sua preocupação com as crianças que perdem o pai ou a mãe na morte fica muito clara na Lei que ele deu a Israel. Analisemos a primeira referência que a Bíblia faz a “menino órfão de pai”, em Êxodo 22:22-24.
Mulipeleli, 1/2023, epaax. 19 epara. 17
Yehova Onnookhaviheryaani Okhumelela Phaama
17 Mwaalakhanye Salmu 40:5, PMM. Muchu yoowo onawela mwaako yoolakelela awe ori ophiya othoma wa mwaako. Nyenya, mummo onavireiyemo aakhalamo mapuro oohiyanahiyana onaphwaneleiye weemela ni opuha ichu sooreera onooneiye. Mmukhalelo woolikana, mwaavye elukuluku moohihiyererya wi mmaale ni wuupuwelela vooloca sa mukhalelo Yehova oweerinheiyeni okhumelela phaama naamwi variyari va makacamiho. Omakuchuwelo wa nihiku ti nihiku, mwiikohe: ‘Mmikhalelo taani koonnaaka mareeliho a Yehova olelo? Naamwi makacamiho ehimanle, ti mwawiihai Yehova onakikhaviheryeiye ovilela?’ Mweererye woona nimoha na mareeliho noorweela wa Yehova niweerinheeni okhumelela phaama.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 1/6/2006, epaax. 10 epara. 4
Destaques do Livro Segundo Dos Salmos
68:18—Quem eram as “dádivas em forma de homens”? Eram homens dentre os que foram levados cativos durante a conquista da Terra Prometida e que mais tarde foram designados para ajudar os levitas no seu trabalho.—Esdras 8:20.
29 A YULYU–4 A AKOSTU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 69
Ti Mwawiihai Ichu Seiyo Seeren’ye mu Okumi wa Yesu Saahiloheryiwa mu Salmu 69
Sentinela, 15/8/2011, epaax. 11 epara. 17
Eles Esperavam o Messias
17 O Messias seria odiado sem causa. (Sal. 69:4) Segundo o apóstolo João, Jesus disse: “Se eu não tivesse feito entre [o povo] as obras que ninguém mais fez, não teriam pecado; mas agora eles têm visto e têm odiado tanto a mim como a meu Pai. Mas, é para que se cumpra a palavra escrita na Lei deles: ‘Odiaram-me sem causa.’” (João 15:24, 25) Geralmente, o termo “Lei” se refere ao inteiro conjunto das Escrituras. (João 10:34; 12:34) Os Evangelhos provam que Jesus foi odiado, em especial pelos líderes religiosos judaicos. Além disso, Cristo disse: “O mundo não tem razão para vos odiar, mas odeia a mim, porque dou testemunho dele de que as suas obras são iníquas.”—João 7:7.
Sentinela, 15/12/2010, epaax. 8 ipara. 7-8
Seja Zeloso Pela Adoração Verdadeira
7 Um evento na vida de Jesus demonstrou enfaticamente o seu zelo. Foi no começo de seu ministério, na época da Páscoa de 30 EC. Jesus e seus discípulos foram a Jerusalém e observaram no templo ‘os que vendiam gado, ovelhas, pombas, e os corretores de dinheiro nos seus assentos’. Como Jesus reagiu, e que impressão isso causou nos seus discípulos?—Leia João 2:13-17.
8 O que Jesus disse e fez naquela ocasião levou os discípulos a se lembrarem das palavras proféticas de um dos salmos de Davi: “Consumiu-me o puro zelo pela tua casa.” (Sal. 69:9) Por quê? Porque o que Jesus fez foi muito arriscado e perigoso. Afinal, as autoridades do templo—os sacerdotes, os escribas e outros—estavam por trás da escandalosa atividade lucrativa que ocorria ali. Para expor e romper o esquema deles, Jesus tinha de se lançar como inimigo do sistema religioso daqueles dias. Como os discípulos bem avaliaram, o ‘zelo pela casa de Deus’, ou zelo pela adoração verdadeira, estava claramente em evidência. Mas o que é zelo? É diferente de urgência?
Despertai, 22/10/1995, epaax. 31 epara. 4
A Dor Emocional Pode Matar?
Alguns dizem que o grande sofrimento emocional a que Jesus Cristo foi submetido contribuiu para a sua morte. Sobre ele se profetizou: “O próprio vitupério me quebrantou o coração, e a ferida é incurável.” (Salmo 69:20) Devem estas palavras ser entendidas literalmente? Talvez sim, pois as horas que precederam a morte de Jesus foram agonizantes—não só em sentido físico, mas também emocional. (Mateus 27:46; Lucas 22:44; Hebreus 5:7) Também, o fato de “sangue e água” terem fluído do ferimento de lança que Jesus sofreu logo após a sua morte pode ter sido resultado de uma ruptura no coração. Uma ruptura do coração ou da artéria principal do coração poderia derramar sangue tanto na caixa torácica como no pericárdio, que é uma membrana serosa que envolve o coração. Uma punção em qualquer uma dessas duas regiões poderia causar um fluxo do que pareceria ser “sangue e água”.—João 19:34.
Perspicaz, Vol. 2, epaax. 660
Planta Venenosa
A respeito do Messias, foi predito que lhe seria ministrada, como alimento, uma “planta venenosa”. (Sal 69:21) Isto ocorreu quando se ofereceu a Jesus Cristo, antes de ser pregado na estaca, vinho misturado com fel, mas, ao prová-lo, Jesus recusou tal bebida estupefaciente que, provavelmente, visava minorar seus sofrimentos. Ao registrar o cumprimento dessa profecia, Mateus (27:34) usou a palavra grega kho·lé (fel), o mesmo termo encontrado na Septuaginta grega no Salmo 69:21. No entanto, o relato do Evangelho de Marcos menciona a mirra (Mr 15:23), e isto tem suscitado o conceito de que, neste caso, a “planta venenosa” ou “fel” fosse a “mirra”. Outra possibilidade é que a bebida drogada talvez contivesse tanto fel como mirra.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/1/1999, epaax. 18 epara. 11
Erga Mãos Leais em Oração
11 Muitos oram apenas para pedir algo, mas o nosso amor a Jeová Deus deve induzir-nos a dar-lhe graças e louvor tanto numa oração particular como numa pública. “Não estejais ansiosos de coisa alguma”, escreveu Paulo, “mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus, que excede todo pensamento, guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais por meio de Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6, 7) Deveras, além de fazer súplicas e petições, devemos expressar gratidão a Jeová pelas bênçãos espirituais e materiais. (Provérbios 10:22) O salmista cantou: “Oferece agradecimento como teu sacrifício a Deus e paga teus votos ao Altíssimo.” (Salmo 50:14) E uma melodia de oração de Davi incluiu as seguintes palavras tocantes: “Vou louvar o nome de Deus com cântico e vou magnificá-lo com agradecimento.” (Salmo 69:30) Não devemos nós fazer o mesmo em oração pública e particular?
5-11 A AKOSTU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 70-72
“Mulaleerye Muyareryiwo” wa Muhoolo Vooloca sa Owerya wa Muluku
Sentinela, 1/9/1999, epaax. 18 epara. 17
Jovens, Treinem Suas Faculdades Perceptivas!
17 Evitar os laços de Satanás exigirá constante vigilância da sua parte—e às vezes também muita coragem. Ora, é possível que ocasionalmente você se sinta contrariado não só pelos da sua idade, mas pelo mundo inteiro. O salmista Davi orou: “Tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor Jeová, minha confiança desde a minha mocidade. Ó Deus, tu me ensinaste desde a minha mocidade, e até agora estou contando as tuas obras maravilhosas.” (Salmo 71:5, 17) Davi é conhecido pela sua coragem. Mas quando a desenvolveu? Como jovem! Mesmo já antes do seu famoso confronto com Golias, Davi havia mostrado extraordinária coragem em proteger os rebanhos de seu pai—matando tanto um leão como um urso. (1 Samuel 17:34-37) Todavia, Davi deu pleno crédito a Jeová pela bravura que teve, chamando-o de “minha confiança desde a minha mocidade”. A habilidade de Davi, de se estribar em Jeová, tornou-o apto a enfrentar qualquer provação. Você também verá que, por estribar-se em Jeová, ele lhe dará a coragem e a força para ‘vencer o mundo’.—1 João 5:4.
Despertai, 8/10/2004, epaax. 23 epara. 3
Como Devemos Tratar os Idosos?
O salmista orou: “Não me lances fora no tempo da velhice; não me deixes quando meu poder falhar.” (Salmo 71:9) Deus não ‘lança fora’ seus servos fiéis mesmo quando eles próprios acham que já passaram da idade e não são mais úteis. O salmista não se sentia abandonado por Jeová, mas reconhecia sua própria necessidade de confiar cada vez mais no seu Criador à medida que ia envelhecendo. Jeová corresponde a essa lealdade providenciando apoio durante toda a vida da pessoa. (Salmo 18:25) Muitas vezes esse apoio vem da parte de companheiros cristãos.
Sentinela, 15/1/2014, epaax. 23 ipara. 4-5
Sirva a Jeová Antes Dos Dias Calamitosos
4 Se você já tem décadas de experiência, precisa fazer a si mesmo uma importante pergunta: “Como vou usar minha vida enquanto ainda tenho vigor?” Como cristão experiente, você tem oportunidades que outros não têm. Pode passar aos mais jovens o que aprendeu sobre Jeová. Também pode fortalecer outros com suas experiências no serviço de Deus. O Rei Davi orou pedindo por essas oportunidades. Ele disse: “Ó Deus, tu me ensinaste desde a minha mocidade . . . E não me abandones mesmo até a velhice e as cãs, ó Deus, até que eu possa informar a geração sobre o teu braço, todos os que estão para vir, sobre a tua potência.”—Sal. 71:17, 18.
5 Como você pode compartilhar a sabedoria que adquiriu ao longo dos anos? O que acha de convidar os mais jovens à sua casa para encorajá-los? Ou convidá-los para sair juntos no serviço de campo para que vejam como o ministério lhe dá alegria? Assim como disse Eliú no passado: “Falem os próprios dias, e que a multidão dos anos dê a conhecer a sabedoria.” (Jó 32:7) O apóstolo Paulo incentivou as irmãs mais experientes a encorajar as mais jovens por seu modo de falar e sua conduta. Ele disse: “As mulheres idosas sejam . . . instrutoras do que é bom.”—Tito 2:3.
Muhakhu Woomunepani
Perspicaz, Vol. 1, epaax. 892
Eufrates
Fronteira do Território Designado a Israel. Na declaração de Deus a Abraão, ele pactuou dar à semente de Abraão a terra “desde o rio do Egito até o grande rio, o rio Eufrates”. (Gên 15:18) Esta promessa foi repetida à nação de Israel. (Êx 23:31; De 1:7, 8; 11:24; Jos 1:4) Primeiro Crônicas 5:9 declara que certos descendentes de Rubem, no período anterior ao reinado de Davi, estenderam sua morada “até onde se entra no ermo junto ao rio Eufrates”. Todavia, visto que o Eufrates dista uns 800 km, quando se viaja “ao leste de Gileade” (1Cr 5:10), isto talvez simplesmente signifique que os rubenitas estenderam seu território ao L de Gileade até a beira do deserto Sírio, que prossegue até o Eufrates. (CBC reza: “até à entrada do deserto, que vai até o Eufrates”; BJ: “atingia a beira do deserto que o Eufrates limita”.) De modo que parece que a promessa de Jeová só se cumpriu plenamente durante os reinados de Davi e de Salomão, quando as fronteiras do domínio de Israel se estendiam para incluir o reino arameu de Zobá e assim atingiam as margens do Eufrates, evidentemente ao longo do trecho que atravessa a Síria setentrional. (2Sa 8:3; 1Rs 4:21; 1Cr 18:3-8; 2Cr 9:26) Por causa do seu destaque, muitas vezes era simplesmente chamado de “o Rio”.—Jos 24:2, 15; Sal 72:8.
12-18 A AKOSTU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 73-74
Hanka Wakhala wi Ninnaakhalela Nrima Achu Yaawo Ahinamurumeela Muluku?
Mulipeleli, 12/2020, epaax. 19 epara. 14
“Apwiya [Yehova] . . . Annaavulusha Yaawo Oothanana”
14 Namarepa a Salumu 73, aari Muleevi. Mwawiihiiha, owo aahikhalano ekari ya orumeela mu nipuro nenlo Yehova aalapeliweiyemo. Naamwi hiihaa, mweelukuluku ekina owo aahikhala awuukhuwa mookumini. Ntakhara heeni? Owo ahipacerya waakhalela nrima achu oonanara murima, ni awiirumiha, ohiya nthowa na meecelo aya oonanara, nyenya nthowa nawi ichu saanaweecela phaama mookumini ompwaha yene. (Sal. 73:2-9, 11-14) Awo yooneya ntoko wi aakhalano ichu soothene—okumi woohakalaliha, muhakhu, okumi waphaama nave wi hiyaari awuukhuwa. Vaavaa Muleevi oonneiye yeela, owo aahikhala awuukhuwa nave aaloca wi: “Keelihale murima aka mahaleene, ni onyawiha matata oocheka!” Chiryene, ela yaahaala omweeriha omaala omurumeela Yehova.
Mulipeleli, 12/2020, ipaax. 19-20 ipara. 15-16
“Apwiya [Yehova] . . . Annaavulusha Yaawo Oothanana”
15 Mwaalakhanye Salumu 73:16-19, 22-25. Muleevi “aahivolowa mu empa ya Muluku.” Ari mu Empa ya Muluku, mummo aareiyemo ni alapeli a Yehova akina owo aahikhala oomaaleleya, uupuwela phaama, nave avekela vooloca sa mukhalelo awe. Ntoko yookhumelela, owo aahipacerya woona wi muupuwelo awe, waari woololo yoowo waahaala weeriha wi onanarihe onthamwene awe ni Yehova. Owo tho aahisuwela wi oonanara murima ‘anakuhiwa wootherenyavo’ nave tho wi anahaala “omalihiwa khuluwi ni sawoopiha.” Wi ahiye waakhalela akina nrima ni ohikhala ookhulumuwa, mulipa a masalumu Muleevi, aaphwanela woonaka ichu mmukhalelo Yehova onooneiye. Vaavaa owo eenreiyeno yeeyo, aahikhalano murecele wanaawiili, ni okhala oohakalala. Owo aaloca: “Kakhala ni [Yehova] nkinchunaru echu ekina mu elapo ya vathi.”
16 Yeeyo nnahuseryaahuvo. Nihirwe naakhalele nrima achu oonanara murima yaawo onooneya wi ichu sinnaweecela phaama. Ohakalala waya ti wa elukuluku vakhaani; nave heni ekhale ni okumi okhala wookhala. (Ekle. 8:12, 13) Wakhala wi ninnaakhalela nrima yaawo nnamukhala ookhulumuwa nave tho nnahaala onanariha onthamwene ahu ni Yehova. Mwawiihiiha, wakhala wi munnoona wi munnaakhalela nrima achu oonanara murima, mweereno echu emohamoha yeeyo Muleevi eenreiye. Mwiiwelele ikano soosivela sa Muluku, nave mpake onthamwene ni yaale aneerano yookhwela ya Yehova. Vaavaa munamusivelaanyu Yehova opwaha echu vyakala munahaala okhalano ohakalala weeparipari. Nave munahaala ophwanya “okumi weeparipari.”—1 Tim. 6:19.
Sentinela, 15/4/2014, epaax. 4 epara. 5
Imite a Fé de Moisés
5 Como você pode resistir ao “usufruto temporário do pecado”? Nunca se esqueça de que o prazer que o pecado proporciona é passageiro. Com olhos de fé, veja que “o mundo está passando, e assim também o seu desejo”. (1 João 2:15-17) Medite no futuro dos pecadores que não se arrependem. Eles estão “em terreno escorregadio” à medida que seu terrível fim se aproxima. (Sal. 73:18, 19) Quando se sentir tentado a praticar algum pecado, pergunte-se: ‘Que futuro eu quero para mim?’
Sentinela, 15/2/2013, ipaax. 25-26 ipara. 3-5
Não Permita Que Nada O Impeça de Receber Glória de Deus
3 O salmista expressou confiança de que Jeová o seguraria pela mão direita e o levaria à verdadeira glória. (Leia Salmo 73:23, 24.) Como Jeová faz isso? Ele leva seus servos humildes à glória por honrá-los de muitas maneiras. Jeová os abençoa dando-lhes um entendimento de sua vontade. (1 Cor. 2:7) Aos que acatam a sua palavra e o obedecem ele confere a honra de terem uma estreita relação pessoal com ele.—Tia. 4:8.
4 Jeová também confia a seus servos o glorioso tesouro do ministério cristão. (2 Cor. 4:1, 7) E esse ministério leva à glória. Aos que usam seu privilégio de serviço para louvar a Jeová e beneficiar outros, ele promete: “Honrarei os que me honrarem.” (1 Sam. 2:30) Esses são honrados com um bom nome diante de Jeová e provavelmente gozam de boa reputação perante outros servos de Deus.—Pro. 11:16; 22:1.
5 Que dizer do futuro dos que ‘esperam em Jeová e guardam seu caminho’? Eles têm a promessa: ‘[Jeová] os exaltará para tomarem posse da Terra. Quando os iníquos forem decepados, vocês o verão.’ (Sal. 37:34) Eles aguardam receber a honra incomparável de ganhar vida eterna.—Sal. 37:29.
Muhakhu Woomunepani
Perspicaz, Vol. 2, epaax. 222
Leviatã
O Salmo 74 descreve os atos de salvação de Deus em favor de seu povo, e os versículos 13 e 14 se referem simbolicamente à libertação que Ele concedeu a Israel, do Egito. Aqui o termo hebraico traduzido “monstros marinhos [hebr.: than·ni·ním, plural de tan·nín]” é usado numa expressão paralela com “leviatã”, e o esmagamento das cabeças do leviatã pode bem referir-se à esmagadora derrota imposta a Faraó e seu exército por ocasião do Êxodo. Os Targuns aramaicos dão aqui a expressão “os fortes de Faraó”, em vez de “as cabeças do leviatã”. (Veja Ez 29:3-5, onde Faraó é assemelhado a um “grande monstro marinho” no meio dos canais do Nilo; também Ez 32:2.) Aparentemente, Isaías 27:1 usa leviatã (LXX: “o dragão”) como símbolo dum império, uma organização de âmbito internacional e dominada por alguém com o designativo de “serpente” e “dragão”. (Re 12:9) A profecia é de restauração para Israel, e, por conseguinte, ‘voltar [Jeová] a sua atenção’ para o leviatã tem de incluir Babilônia. Contudo, os versículos 12 e 13 levam em consideração também a Assíria e o Egito. Portanto, o leviatã ali evidentemente se refere a uma organização ou império internacional que se opõe a Jeová e a seus adoradores.
19-25 A AKOSTU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 75-77
Muhikhale Awiiloca—Ntakhara Heeni?
Mulipeleli, 1/2018, epaax. 28 ipara. 4-5
Moone Ohiyana wa Achu
4 Paulo amanle oloca wi achu yaahaala okhala awiisivela mukhataaya navetho oosivela icarama, owo aahaaceererya wi achu yaahaala okhala awithamala, awirumiha, ni ópwalu. Achu yaawo arino mikhalelo seiya anuupuwela wi toophwanelela waapwaha akina nthowa na mukhalelo anawaraaya, ichu anaweryaaya opaka, aryaayano, naari mukhalelo oryaaya okumi aya. Achu ntoko yaala annachuna sincipale opwaha echu eeri yoothene wi etikhiniweke. Namahuserya mmoha aahirepa vooloca sa achu ntoko yaawo: “Mmurimani mwawe enakhala ntoko wi ookhalamo eyuupu oniikokhoreleiyevo mukhateiye.” Akina alonce wi wiirumiha ti woonanara ophiyerya wi naari yaale aniirumiha hanasiveliwa yaawoonaka akina yiirumihaka.
5 Yehova onniica wiirumiha yoowo Piipiliya onaloceiye ntoko “oweha wawisona.” (Masiposipo 6:16, 17) Mweeparipari wiirumiha onnamweeriha muchu okhala ocai ni Muluku. (Salumu 10:4) Wiirumiha ori mukhalelo wa Musaserya. (1 Timóteo 3:6) Yoothananihaxa ti yawi ophiyerya alapeli akina a Yehova yaavoloweliwa ni wiirumiha wuuwu. Ntoko yootakiherya, Mwene Usiya o Yuteya aari oororomeleya mu iyaakha sincipale. Nyenya Piipiliya oni: “Wa nthowa na owerya wawe àhikusererya ni àhipahula. Ahiya wàtxitximiha Apwiya, Muluku awe.” Usiya aaya mu empa ya Muluku apaha manlela a munyawa, yaawo ahaaphwaneleiye opaha. Ohoolo waya, Mwene oororomeleya Esekiya aahikhala tho awiirumiha, naamwi eenreno mu elukuluku vakhaani.—2 Matharihelo 26:16; 32:25, 26.
Sentinela, 15/7/2006, epaax. 11 epara. 2
Destaques Dos Livros Terceiro e Quarto Dos Salmos
75:4, 5, 10—O que significa o termo “chifre”? Os chifres de um animal são uma arma poderosa. Assim, o termo “chifre” simboliza poder, ou força. Jeová ‘ergue os chifres de seu povo’, enaltecendo-o, ao passo que ‘corta os chifres dos iníquos’. Somos alertados a não ‘exaltar o nosso chifre’, ou não assumir ares de orgulho ou de arrogância. Visto que é Jeová quem ‘enaltece’, as designações de responsabilidade na congregação devem ser encaradas como vindas dele.—Salmo 75:7.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/7/2006, epaax. 11 epara. 3
Destaques Dos Livros Terceiro e Quarto Dos Salmos
76:10—Como pode “o próprio furor do homem” louvar a Jeová? Quando Deus permite que humanos expressem sua ira contra nós, por sermos seus servos, isso pode resultar em algo positivo. Qualquer aflição que soframos pode nos disciplinar de alguma forma. Jeová só permite o sofrimento até o ponto em que este produz tal treinamento. (1 Pedro 5:10) ‘O resto do furor do homem, o próprio Deus se cinge dele.’ E se sofrermos a ponto de morrer? Isso também pode louvar a Jeová, pois os que observam a nossa perseverança fiel talvez também venham a glorificar a Deus.
26 A AKOSTU–1 A SETEMPURU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | SALMU 78
Ohiroromeleya wa Aisarayeli—Yootakiherya ya Olopola
Sentinela, 1/12/1996, ipaax. 29-30
“Lembrem-se do Que Aconteceu no Passado”: Por Quê?
Infelizmente, os israelitas muitas vezes caíram no erro do esquecimento. Com que resultado? “Vez após vez punham Deus à prova e penavam ao próprio Santo de Israel. Não se lembraram da sua mão, do dia em que os remiu do adversário.” (Salmo 78:41, 42) Eles terminaram sendo rejeitados por Jeová por se esquecerem de Suas ordens.—Mateus 21:42, 43.
Um excelente exemplo foi dado pelo salmista que escreveu: “Lembrar-me-ei das práticas de Jah; pois, vou lembrar-me da tua maravilha de outrora. E meditarei certamente em toda a tua atividade e vou ocupar-me com as tuas ações.” (Salmo 77:11, 12) Meditando no serviço leal já prestado e nos atos de amor de Jeová, somos imbuídos do estímulo, do encorajamento e do apreço de que necessitamos. Além disso, quando nos ‘lembramos dos dias anteriores’, isso pode dissipar o cansaço e estimular-nos a fazer tudo o que podemos e a ser perseverantes e fiéis.
Sentinela, 15/7/2006, epaax. 17 epara. 16
‘Mantenha-se Livre de Resmungos’
16 Os resmungos direcionam a mente para nós mesmos e nossos problemas, colocando em segundo plano as bênçãos que temos como Testemunhas de Jeová. Para vencer uma tendência para se queixar é preciso lembrar-se sempre dessas bênçãos. Por exemplo, cada um de nós tem o privilégio maravilhoso de levar o nome de Jeová. (Isaías 43:10) Podemos cultivar uma estreita relação com ele e falar com o “Ouvinte de oração” a qualquer momento. (Salmo 65:2; Tiago 4:8) A nossa vida tem verdadeiro significado porque entendemos a questão da soberania universal e temos em mente que é nosso privilégio manter a integridade a Deus. (Provérbios 27:11) Podemos participar regularmente na pregação das boas novas do Reino. (Mateus 24:14) A fé no sacrifício de resgate de Jesus Cristo nos possibilita ter uma consciência limpa. (João 3:16) Temos essas bênçãos, independentemente do que precisamos suportar.
Sentinela, 1/7/2011, epaax. 10 ipara. 3-4
Jeová Tem Sentimentos?
O salmista diz: “Quantas vezes rebelavam-se contra ele no ermo!” (Versículo 40) O versículo seguinte acrescenta: “Vez após vez punham Deus à prova.” (Versículo 41) Note que o escritor descreve um ciclo de rebelião. E não demorou muito para essa atitude ruim surgir. Ela começou no deserto, logo depois que eles foram libertos do Egito. O povo começou a resmungar, questionando se Deus era capaz de cuidar deles e se estava disposto a fazer isso. (Números 14:1-4) Uma obra de referência para tradutores da Bíblia diz que as palavras “rebelavam-se contra ele” podem ser “traduzidas como ‘endureceram seu coração contra Deus’ ou ‘disseram “Não” a Deus.’” Mesmo assim, por misericórdia, Jeová perdoava seu povo quando demonstravam arrependimento. Mas depois eles voltavam a fazer as mesmas coisas e se rebelavam de novo, e esse ciclo continuava.—Salmo 78:10-19, 38.
Como Jeová se sentia cada vez que esse povo inconstante se rebelava? “Faziam-no sentir-se magoado”, diz o versículo 40. Outra tradução diz que eles o ‘entristeciam’. Uma obra de referência bíblica explica: “O significado aqui é que a conduta dos hebreus parecia ser de propósito para causar dor, assim como faz um filho desobediente e rebelde.” Da mesma forma que um filho indisciplinado causa muito sofrimento a seus pais, os israelitas rebeldes “penavam ao próprio Santo de Israel”.—Versículo 41.
Muhakhu Woomunepani
Sentinela, 15/7/2006, epaax. 11 epara. 4
Destaques Dos Livros Terceiro e Quarto Dos Salmos
78:24, 25; nota—Por que o maná é chamado de “cereal do céu” e de “próprio pão dos anjos”? Nenhuma dessas expressões significa que o maná era o alimento de anjos. Era “o cereal do céu” no sentido de que sua fonte era celestial. (Salmo 105:40) Visto que os anjos, ou os “possantes”, residem no céu, a expressão “o próprio pão de anjos” talvez signifique simplesmente que o maná era fornecido por Deus, que reside no céu. (Salmo 11:4) É possível também que Jeová tenha usado anjos para fornecer o maná aos israelitas.