Ieuwa Ehay Enoi Haria e POPERA KOꞌI
Ieuwa Ehay Enoi Haria e
POPERA KOꞌI
Saterê-Mauê
  • TUPANA EHAY
  • POPERA KOꞌI
  • WAꞌATUNUG͂ HAP KOꞌI
  • w25 fevereiro página koꞌi 14-19
  • Aikotā̃ meig̃ ehaꞌag̃ kuap Ieuwa wāure hap.

Etikāt raꞌyn video maꞌato ȳt katꞌi

Mesūwat video ȳt reproduzido kuapꞌi.

  • Aikotā̃ meig̃ ehaꞌag̃ kuap Ieuwa wāure hap.
  • Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
  • Hoꞌowynug͂ hap koꞌi
  • Documento koꞌi toꞌoꞌewy
  • ȲT WĀURE WO TEIꞌO EWANENTUP HAWIAT G̃YꞌESAT HAP KOꞌI KAI
  • EWANENTUP HAWIAT ETIAT
  • AIKOTĀ̃ MEIG̃ ERENENTUP KUAP WAKUAT KOꞌI KAPE.
  • ERENENTUP KAT POTE WAKU WĀURE WO EREIG̃NEꞌEN
  • Ieuwa timowepīt kuap ipyꞌa piat iꞌarōtꞌi rakaria
    Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2024
  • Watehik aiwyriaꞌīn congregação piaria ete hap waku kahato ahepe te
    Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
  • Ieuwa tipoitȳro mītꞌīn miꞌaparap koꞌi waure haria
    Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2022
  • Ehewaku yn waku ȳt etikuap yneꞌi hap
    Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
Erehaꞌat Poꞌog͂ Mesūwat Etiat
Popera A Sentinela e hap Ieuwa Porekuat Enoi hamo (Wemūꞌe hap koꞌi) — 2025
w25 fevereiro página koꞌi 14-19

WEMŪꞌE HAP 8

WEPȲ HAP 130 Vamos perdoar uns aos outros

Aikotā̃ meig̃ ehaꞌag̃ kuap Ieuwa wāure hap.

Miꞌi wo waku watuwepainug̃ aikotã Ieuwa tiwāure ahepiat iꞌaparap tetiat hap ewȳ te waku watiwāure iraniaꞌin piat hap aiꞌaparap hap. — KOROSI 3:13

OBJETIVO

Ver o que podemos fazer para perdoar a alguém que nos ofendeu.

1-2. (a) Karāmpe asom niatpo kahato watiwāure mītꞌīn miꞌaparap koꞌi hamo. (b) Kat asom Denise tunug̃?

VOCÊ acha difícil perdoar? Muitos acham que sim, principalmente quando se sentem magoados. Mas é possível fazermos algo para não ficarmos ressentidos e para perdoarmos. Veja, por exemplo, o que aconteceu com uma irmã chamada Denise.a Ela conseguiu mostrar perdão de uma maneira extraordinária. Em 2017, Denise e a família dela foram visitar a sede mundial das Testemunhas de Jeová, que tinha acabado de abrir para visitação. Quando eles estavam voltando para casa, um outro motorista perdeu o controle do veículo e bateu no carro onde estavam Denise e sua família. Denise ficou inconsciente por causa do acidente. Quando acordou, ela descobriu que seus filhos estavam gravemente feridos e que seu marido, Brian, tinha morrido. Lembrando do que aconteceu, Denise diz: “Eu fiquei arrasada e muito confusa.” Depois, ela soube que o motorista não estava bêbado ou sob efeito de drogas e nem tinha se distraído com alguma coisa. Realmente tinha sido um acidente. Mesmo assim, Denise precisou orar a Jeová pedindo para ter paz e não ficar com raiva do homem que causou a morte de seu marido.

2 O motorista acabou sendo acusado de matar alguém por acidente. Se fosse considerado culpado, ele seria preso. Mas o tribunal informou Denise de que a sentença do homem dependeria do que ela dissesse no julgamento. Denise diz: “Eu senti como se alguém tivesse aberto uma ferida e jogado sal em cima, porque tive que relembrar todos os detalhes de um dos piores dias da minha vida.” Apenas algumas semanas depois do acidente, Denise já estava no tribunal tendo que falar na frente do homem que tinha causado tanto sofrimento à sua família. O que aconteceu? Denise pediu ao juiz para que perdoasse ao homem.b Quando ela terminou de falar, o juiz começou a chorar. Ele comentou: “Eu já sou juiz há 25 anos e nunca vi no meu tribunal a família de uma vítima pedir para que o acusado fosse perdoado. Eu nunca escuto palavras de amor e perdão.”

3. Kat pote asom Denise wāure hat toig̃neꞌen.

3 O que ajudou Denise a perdoar? Ela meditou no perdão de Jeová. (Miq. 7:18) Quando mostramos gratidão pela maneira como Jeová nos perdoa, nós também somos motivados a perdoar aos outros.

4. Kat asom Ieuwa tikyꞌesat watunug̃ hap. (Ewesu 4:32)

4 Jeová quer que perdoemos aos outros, assim como ele perdoa a cada um de nós. (Leia Efésios 4:32.) Jeová espera que estejamos sempre prontos a perdoar àqueles que nos magoam. (Sal. 86:5; Luc. 17:4) Neste estudo, vamos ver três coisas que podemos fazer para ser mais perdoadores.

ȲT WĀURE WO TEIꞌO EWANENTUP HAWIAT G̃YꞌESAT HAP KOꞌI KAI

5. Porowepio 12:18 puo pyi karāmpe mītꞌīn aimoꞌarōt aikotā̃ meig̃ watopyhuat.

5 Talvez nos sintamos profundamente magoados pelo que alguém fez ou disse, principalmente se for um amigo achegado ou alguém da família. (Sal. 55:12-14) Às vezes, a dor emocional é tão forte que parece que levamos uma facada. (Leia Provérbios 12:18.) Talvez tentemos agir como se nada tivesse acontecido e ignorar que estamos magoados. Mas fazer isso seria como se, depois de levar uma facada, a gente andasse por aí com a faca no ferimento. Da mesma forma, não podemos esperar nos recuperar de uma mágoa simplesmente fingindo que nada aconteceu.

6. Karāmpe mītꞌīn aimoꞌarōt turān kan asuwe watunug̃ terān.

6 Quando alguém nos ofende, talvez nossa primeira reação seja ficar com raiva. A Bíblia mostra que em algumas situações é normal ficar irado, mas também diz que esse sentimento negativo não deve nos dominar. (Sal. 4:4; Efé. 4:26) Por quê? Porque nossas emoções podem levar a ações; e a raiva raramente resulta em algo bom. (Tia. 1:20) Ficar com raiva é uma reação, mas continuar com raiva é uma escolha.

Ficar com raiva é uma reação, mas continuar com raiva é uma escolha

7. Karāmpe mītꞌīn aimoꞌarōt aikotā̃ meig̃ watopyhuat.

7 Quando alguém nos trata mal, outros sentimentos ruins podem surgir. Por exemplo, uma irmã chamada Ann diz: “Quando eu era criança, meu pai abandonou a minha mãe e casou com a minha babá. Eu me senti abandonada. Depois, eles tiveram filhos, e eu me senti substituída, como se eles tivessem tomado meu lugar. Eu cresci me sentindo rejeitada.” Uma irmã chamada Georgette diz como se sentiu quando seu marido a traiu. Ela diz: “Nós éramos amigos de infância. Nós estávamos servindo juntos como pioneiros! Eu me senti arrasada.” Uma irmã chamada Naomi diz: “Eu nunca imaginei que meu marido me magoaria. Quando ele confessou que tinha visto pornografia e escondido isso de mim, eu me senti enganada e traída.”

8. (a) Kat koig̃ aipowȳro watiwāure mītꞌīn miꞌaparap koꞌi hamo. (b) Kat pote asom waku wāure wo watoig̃neꞌen. (Erehaꞌat o quadro E se alguém tiver feito algo muito sério contra nós?.)

8 Nós não podemos controlar o que outros falam ou fazem contra nós, mas nós podemos controlar a nossa reação. E, na maioria das vezes, a melhor reação é perdoar, porque nós amamos a Jeová, e ele quer que sejamos perdoadores. Se continuarmos com raiva e não perdoarmos, vai ser mais difícil tomar boas decisões e talvez até prejudiquemos nossa saúde. (Pro. 14:17, 29, 30) Veja o exemplo de uma irmã chamada Christine. Ela diz: “Quando eu fico com raiva ou ofendida, eu sorrio menos, não me alimento bem, não descanso o suficiente e é mais difícil controlar as minhas emoções. Isso acaba afetando meu casamento e minha amizade com outras pessoas.”

E se alguém tiver feito algo muito sério contra nós?

Devemos lembrar que, quando perdoamos, não significa que aceitamos o que a pessoa fez ou que vamos permitir que ela continue a nos tratar mal. Em vez disso, nós simplesmente decidimos não guardar ressentimento e deixar a raiva para trás. Assim, não permitimos que a pessoa que nos feriu continue tendo uma influência negativa sobre nós. Deixar de guardar mágoa é um presente que damos a nós mesmos. Isso nos ajuda a nos curar emocionalmente e a seguir com nossa vida. Claro que, mesmo se deixarmos de lado o ressentimento e a raiva, a pessoa ainda vai prestar contas a Jeová pelo que fez. Assim, seguimos o conselho inspirado do salmista: “Lance seu fardo sobre Jeová.” (Sal. 55:22) Nós deixamos o assunto nas mãos de Jeová, confiando que só ele pode julgar de maneira correta a pessoa que nos magoou. O resultado do julgamento de Jeová vai ser mais justo do que qualquer coisa que nós possamos imaginar.

9. Kat pote asom ȳt nakuꞌi watereko mītꞌīn miꞌaparap koꞌi ahepiat hap.

9 Mesmo que a pessoa que nos magoou nunca peça perdão, nós podemos fazer algo para diminuir o estrago que ela nos causou. Como? Georgette, mencionada antes, diz: “Não foi fácil, mas com o tempo eu parei de ter raiva do meu ex-marido e senti uma paz muito grande.” Quando nós deixamos o ressentimento de lado, não nos tornamos uma pessoa amarga. Não guardar mágoa é como um presente que damos a nós mesmos — podemos seguir em frente e voltar a ter uma vida feliz. (Pro. 11:17) Mas e se você ainda não estiver pronto para perdoar?

EWANENTUP HAWIAT ETIAT

10. Karāmpe mīt aimoꞌarōt turān asuwe waku wahekatup mōtꞌi waku pe watoig̃neꞌen hamo. Kat poteig̃. (Erehaꞌat o iaꞌag̃kap koꞌi kape.)

10 O que você pode fazer para deixar de ficar com raiva ou ofendido? Uma pessoa que foi gravemente ferida em sentido físico precisa de tempo para se recuperar. Da mesma forma, precisamos de tempo para nos curar em sentido emocional antes de conseguir perdoar de coração à pessoa que nos machucou. — Ecl. 3:3; 1 Ped. 1:22.

Conjunto de imagens: Um irmão que se feriu se recupera com o passar do tempo. 1. Os paramédicos levam o irmão para a ambulância. 2. O irmão fazendo fisioterapia para voltar a andar. 3. Ele caminhando normalmente como antes.

Em sentido físico, quando nos machucamos, precisamos de cuidados e tempo para nos curar. Isso também acontece em sentido emocional. (Veja o parágrafo 10.)


11. Aikotā̃ meig̃ hentup hap koꞌi epowȳro kuap wāure wo ereig̃neꞌen hamo.

11 Ore para Jeová ajudar você a ser perdoador.c Ann fala o quanto a oração foi de ajuda para ela. Ela diz: “Eu pedi para Jeová perdoar cada um da nossa família pelas coisas ruins que dissemos ou fizemos. Daí eu escrevi uma carta para o meu pai e a esposa dele dizendo que eu tinha perdoado o que eles fizeram.” Ann admite que ter feito isso não foi nada fácil. Mas ela diz: “Minha esperança é que, por eu ter imitado o perdão de Jeová, meu pai e a esposa dele queiram aprender mais sobre Jeová.”

12. Kat pote asom ȳt nakuꞌi watemohey aiwete maꞌato waku watemohey Ieuwa ete. (Porowepio 3:5, 6)

12 Lembre que Jeová está sempre certo, mas você nem sempre está — seus sentimentos podem enganar você. (Leia Provérbios 3:5, 6.) Só Jeová sabe o que é melhor para nós. (Isa. 55:8, 9) Ele nunca vai pedir para a gente fazer algo que nos prejudique. Então, quando ele nos incentiva a ser perdoadores, podemos ter certeza que isso vai ser o melhor para nós. (Sal. 40:4; Isa. 48:17, 18) Por outro lado, se confiarmos apenas nos nossos sentimentos, talvez nunca conseguiremos perdoar. (Pro. 14:12; Jer. 17:9) Naomi diz: “De início, eu achei que eu tinha todo o direito de não perdoar ao meu marido por ele ter visto pornografia. Eu fiquei com medo de que ele me magoasse de novo ou que esquecesse quanta dor me causou. E eu dizia a mim mesma que Jeová entendia bem meus sentimentos. Mas daí, eu me dei conta de que não é só porque Jeová entende meus sentimentos que isso quer dizer que ele concorda com eles. Jeová sabe exatamente como eu me sinto e que leva tempo para curar uma mágoa. Mas ele também quer que eu seja perdoadora.”d

AIKOTĀ̃ MEIG̃ ERENENTUP KUAP WAKUAT KOꞌI KAPE.

13. Humanu 12:18-21 puo pyi kan waku watunug̃.

13 Quando perdoamos a alguém que nos magoou, nós queremos fazer muito mais do que só evitar falar sobre o que aconteceu. Se a pessoa que nos magoou é nosso irmão, queremos fazer de tudo para fazer as pazes. (Mat. 5:23, 24) Nós queremos trocar a raiva pela misericórdia, e o ressentimento pelo perdão. (Leia Romanos 12:18-21; 1 Ped. 3:9) O que vai nos ajudar a fazer isso?

14. Karāmpe mītꞌīn aimoꞌarōt kan waku watunug̃ kahato.

14 Precisamos nos esforçar para ver a pessoa que nos ofendeu assim como Jeová a vê. Jeová procura o que há de bom nas pessoas. (2 Crô. 16:9; Sal. 130:3) Normalmente, quem procura acha — sejam coisas boas ou ruins. Quando procuramos qualidades nos outros, fica mais fácil perdoar. Por exemplo, um irmão chamado Jarrod diz: “Para mim, é mais fácil perdoar a um irmão quando eu penso nas muitas coisas que eu gosto nele, em vez de ficar me concentrando no que ele fez contra mim.”

15. — Atiwāure raꞌyn eꞌaparap hap uhete waku watoꞌe. Kat poteg̃.

15 Outra coisa muito importante é falar que você perdoou à pessoa que magoou você. Por quê? Veja o que Naomi, mencionada antes, diz: “Meu marido me perguntou: ‘Você me perdoou?’ Quando eu ia falar que sim, eu travei e percebi que não tinha perdoado ao meu marido de coração. Mas com o tempo, eu consegui falar estas palavras tão poderosas: ‘Eu te perdoo.’ Quando perdoei ao meu marido, os olhos dele se encheram de lágrimas. Eu fiquei impressionada de ver como ele ficou aliviado, e eu também senti muita paz. Depois disso, eu voltei a confiar nele, e agora nós somos melhores amigos de novo.”

16. Kan eremūꞌe wāure hap etiat.

16 Jeová quer que sejamos perdoadores. (Col. 3:13) Mas a verdade é que isso pode ser difícil. Nós vamos conseguir perdoar se não ignorarmos nossos sentimentos e nos esforçarmos para não sentir raiva. Só depois disso é que vamos conseguir ficar em paz. — Veja o quadro “Três passos para perdoar”.

Três passos para perdoar

Uma irmã aflita olhando pela janela.

NÃO IGNORE SEUS SENTIMENTOS

  • Não vamos superar nossos sentimentos negativos se fingirmos que nada aconteceu.

A mesma irmã orando fervorosamente.

LIDE COM SEUS SENTIMENTOS

  • Dê tempo ao tempo.

  • Peça a ajuda de Jeová para não guardar ressentimento.

  • Confie em Jeová, e não no que você está sentindo.

A irmã e o marido felizes juntos.

TENHA SENTIMENTOS POSITIVOS

  • Tente enxergar a pessoa como Jeová a vê.

  • Peça a ajuda de Jeová para perdoar.

  • Diga para a pessoa que você perdoou o que ela fez.

ERENENTUP KAT POTE WAKU WĀURE WO EREIG̃NEꞌEN

17. Kat poteig̃ waku watiwāure mītꞌīn aparap hap koꞌi.

17 Veja alguns dos muitos motivos que temos para perdoar. Primeiro, nós imitamos o nosso Pai, Jeová, e isso agrada muito a ele. (Luc. 6:36) Segundo, mostramos nossa gratidão pela bondade de Jeová em nos perdoar. (Mat. 6:12) E terceiro, perdoar faz bem até para a nossa saúde e fortalece nossa amizade com outros.

18-19. Karāmpe watiwāure mītꞌīn aparap hap kan tuwemoherep kuap.

18 Quando perdoamos, podem acontecer coisas incríveis. Por exemplo, veja o que aconteceu com Denise. Quando estava no tribunal, ela nem imaginava que o homem que causou o acidente estava planejando se suicidar depois do julgamento. Mas ele ficou tão emocionado de ver o perdão de Denise que decidiu começar a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová.

19 Podemos achar que perdoar a alguém é uma das coisas mais difíceis que vamos ter que fazer. Mas essa também pode ser uma das decisões mais gratificantes. (Mat. 5:7) Então, faça o seu melhor para imitar o perdão de Jeová.

KARĀMPE MĪT EMOꞌARŌT

  • Kat pote asom ȳt nakuꞌi wāure wo ewanentup hawiat g̃yꞌesat hap koꞌi kai.

  • Kat asom epowȳro kuap waku puo ereig̃neꞌen hamo.

  • Kat asom etunug̃ kuap woꞌowese hap wȳwo ereig̃neꞌen hamo.

WEPȲ HAP 125 “Felizes os misericordiosos”

a Alguns nomes foram mudados.

b Numa situação assim, cada cristão deve tomar uma decisão pessoal de como agir.

c Assista no jw.org aos clipes musicais Perdoem Uns aos Outros, Me Ajuda a Perdoar e O Que Passou Ficou pra Trás.

d É verdade que ver pornografia é um pecado que magoa muito o cônjuge inocente, mas não serve de base para o divórcio do ponto de vista bíblico.

    Popera koꞌi Sateré-Mawé pusu puo (2007-2025)
    Are͂tem terān
    Ereke o
    • Saterê-Mauê
    • Compartilhar
    • Preferências
    • Copyright © 2025 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
    • Configurações de Privacidade
    • JW.ORG
    • Ereke o
    Share