ARTIGO DE ESTUDO 35
CÂNTICO 103 Os anciãos são um presente de Jeová
Como é que os anciãos ajudam aqueles que foram removidos da congregação?
“Haverá mais alegria no céu por causa de um pecador que se arrepende do que por causa de 99 justos que não precisam de arrependimento.” — LUC. 15:7.
OBJETIVO
Vamos ver porque é que algumas pessoas têm de ser removidas da congregação e, também, como os anciãos podem ajudá-las a arrepender-se e a recuperar a aprovação de Jeová.
1-2. (a) Como é que Jeová encara pecadores que não querem mudar? (b) O que é que Jeová deseja que os pecadores façam?
JEOVÁ não aceita todo o tipo de comportamentos. Ele odeia o pecado. (Sal. 5:4-6) Jeová espera que todos sejamos obedientes aos seus mandamentos que estão registados na Bíblia. Mas, naturalmente, ele não espera perfeição da nossa parte. Ele sabe que somos imperfeitos. (Sal. 130:3, 4) Apesar disso, ele não aceita “homens ímpios, que transformam a bondade imerecida do nosso Deus numa desculpa para conduta insolente”. (Judas 4) Na verdade, a Bíblia fala da “destruição das pessoas ímpias” na guerra do Armagedon. — 2 Ped. 3:7; Apo. 16:16.
2 No entanto, Jeová não quer que ninguém seja destruído. Como vimos nos artigos anteriores, a Bíblia deixa claro que ele “deseja que todos alcancem o arrependimento”. (2 Ped. 3:9) Os anciãos imitam Jeová por serem pacientes. Eles tentam ajudar aqueles que pecaram a mudar de atitude e a voltar a ter uma amizade com Jeová. Mas, infelizmente, nem todos aceitam essa ajuda. (Isa. 6:9) Alguns continuam a fazer o que é errado, mesmo que os anciãos tentem ajudá-los vez após vez. O que é que os anciãos devem fazer nesses casos?
“REMOVAM A PESSOA MÁ DO VOSSO MEIO”
3. (a) O que é que a Bíblia diz que deve ser feito quando alguém não se arrepende? (b) Nesse caso, porque é que podemos dizer que a própria pessoa escolheu ser removida da congregação?
3 Quando um pecador não se arrepende, os anciãos têm de seguir a orientação que está em 1 Coríntios 5:13: “Removam a pessoa má do vosso meio.” Em certo sentido, foi a própria pessoa que escolheu ser removida da congregação. Por isso, ela está apenas a colher o que semeou. (Gál. 6:7) Porque é que podemos dizer isso? Porque, se a pessoa foi removida da congregação, isso significa que os anciãos tentaram ajudá-la várias vezes, mas ela recusou-se a mudar. (2 Reis 17:12-15) As ações da pessoa mostram que ela não quer viver de acordo com os padrões de Jeová. — Deut. 30:19, 20.
4. Porque é que se faz um anúncio à congregação quando uma pessoa não se arrepende e é removida da congregação?
4 Quando alguém não se arrepende e é removido da congregação, é feito um anúncio para informar os irmãos de que a pessoa em causa já não é Testemunha de Jeová.a O objetivo desse anúncio não é humilhar a pessoa. O anúncio é feito para que os irmãos da congregação possam seguir o conselho da Bíblia. A orientação é ‘parar de ter convivência’ com aqueles que não se arrependem e ‘nem sequer comer com’ eles. (1 Cor. 5:9-11) Jeová deu-nos essa orientação por um bom motivo. O apóstolo Paulo disse: “Um pouco de fermento leveda a massa toda.” (1 Cor. 5:6) Aqueles que não se arrependem devem ser removidos da congregação. Senão, podem acabar por enfraquecer a determinação dos irmãos que querem viver de acordo com os padrões justos de Jeová. — Pro. 13:20; 1 Cor. 15:33.
5. Como é que devemos encarar uma pessoa que é removida da congregação, e porquê?
5 Mas como é que devemos encarar um irmão que foi removido da congregação? Embora deixemos de conviver com a pessoa, não devemos encará-la como um caso perdido, mas sim como uma ovelha perdida. Quando uma ovelha se afasta do rebanho, há sempre a possibilidade de ela voltar! Lembre-se: o irmão que foi removido da congregação dedicou a sua vida a Jeová. O problema é que, infelizmente, a pessoa deixou de viver de acordo com essa dedicação – e isso é muito perigoso. (Eze. 18:31) No entanto, enquanto houver tempo e Jeová estiver disposto a mostrar misericórdia, a pessoa pode voltar. Sendo assim, como é que os anciãos ajudam alguém que foi removido da congregação?
COMO OS ANCIÃOS AJUDAM ALGUÉM QUE FOI REMOVIDO
6. O que é que os anciãos fazem para ajudar alguém que é removido da congregação?
6 Quando uma pessoa é removida da congregação, será que os anciãos já não podem fazer mais nada por ela? Podem, com certeza! Quando os anciãos informarem a pessoa de que vai ser removida da congregação, também lhe dirão o que ela precisa de fazer se quiser voltar. Mas os anciãos não vão ficar por aí. Na maioria dos casos, eles vão dizer à pessoa que gostariam de visitá-la outra vez para ver se mudou de atitude. Os anciãos vão fazer essa visita poucos meses depois, se a pessoa concordar. Os anciãos usarão essa oportunidade para incentivá-la, com amor, a arrepender-se e a voltar para Jeová. Mesmo que, nessa altura, a pessoa ainda não tenha mudado de atitude, periodicamente, os anciãos tentarão conversar com ela para continuar a incentivá-la a arrepender-se.
7. Como é que os anciãos imitam a compaixão de Jeová quando alguém é removido da congregação? (Jeremias 3:12)
7 Os anciãos esforçam-se para imitar a compaixão de Jeová quando lidam com alguém que foi removido da congregação. Por exemplo, Jeová não esperou que os israelitas rebeldes dessem o primeiro passo. Em vez disso, ele tomou a iniciativa de os ajudar a voltarem para ele, antes sequer de eles mostrarem qualquer sinal de arrependimento. Como vimos no segundo artigo desta revista, Jeová disse a Oseias para perdoar a sua esposa e aceitá-la de volta, mesmo quando ela continuava a pecar. Dessa forma, Jeová mostrou ao seu povo que estava disposto a perdoar. (Ose. 3:1; Mal. 3:7) Assim como Jeová, os anciãos querem que o pecador se arrependa e volte para a congregação. Eles farão tudo o que estiver ao seu alcance para que isso não se torne difícil para a pessoa. — Leia Jeremias 3:12.
8. Como é que a parábola do filho pródigo nos ajuda a entender melhor a misericórdia de Jeová? (Lucas 15:7)
8 Lembra-se da reação do pai da ilustração do filho pródigo? Assim que viu o filho a voltar para casa, o pai “correu, e abraçou-o e beijou-o ternamente”. (Luc. 15:20) O pai não esperou que o filho implorasse por perdão. Em vez disso, foi o pai que tomou a iniciativa, como qualquer pai amoroso faria. Os anciãos esforçam-se para mostrar essa mesma atitude para com aqueles que se afastaram da congregação. Eles querem que as ovelhas perdidas “voltem para casa”. (Luc. 15:22-24, 32) Quando um pecador se arrepende, Jeová, Jesus e os anjos ficam muito felizes. É assim que toda a congregação se deve sentir! — Leia Lucas 15:7.
9. Que apelo amoroso é que Jeová faz aos pecadores?
9 Até agora, vimos claramente que Jeová não aceita pecadores não arrependidos na congregação. Mas isso não significa que Jeová os abandona. Ele quer que eles voltem. Oseias 14:4 deixa claro o que Jeová sente por um pecador arrependido. Esse texto diz: “Vou curá-los da sua infidelidade. Vou amá-los de livre e espontânea vontade, porque a minha ira se afastou.” Os anciãos sabem quais são os sentimentos de Jeová em relação a este assunto. Por isso, eles ficam atentos a qualquer sinal que mostre que a pessoa quer arrepender-se. Estas palavras são uma garantia de que Jeová tem muito amor por aqueles que o abandonaram. Ele quer que eles voltem para a congregação o quanto antes.
10-11. Como é que os anciãos ajudam aqueles que foram removidos da congregação há muitos anos?
10 E se uma pessoa foi removida da congregação há muitos anos? Como é que os anciãos podem ajudá-la? Talvez essa pessoa já tenha deixado de praticar o pecado que a levou a ser removida da congregação, e talvez até nem se lembre do porquê de isso ter acontecido. Independentemente disso, os anciãos tentarão encontrar a pessoa e visitá-la. Nessas visitas, os anciãos podem orar com ela e incentivá-la, com amor, a voltar para a congregação. Se a pessoa já está afastada da congregação há muitos anos, com certeza, está espiritualmente fraca. Por isso, se a pessoa disser que quer voltar, os anciãos podem pedir que alguém dirija um estudo bíblico com ela, mesmo que ainda não tenha sido readmitida. Em todos os casos, os anciãos é que vão designar o irmão ou a irmã que vai dirigir o estudo.
11 Os anciãos querem imitar a compaixão e o amor de Jeová. Por isso, procuram todos aqueles que se afastaram dele e deixam claro que ele está pronto para os receber de braços abertos. Assim que um pecador mostra que se arrependeu e faz as mudanças necessárias, pode ser readmitido. — 2 Cor. 2:6-8.
12. (a) Em que situações é que os anciãos têm de ser mais cautelosos? (b) Porque é que não podemos dizer que é impossível que algumas pessoas sejam perdoadas por Jeová? (Veja também a nota.)
12 Em algumas situações, os anciãos devem ser especialmente cuidadosos antes de readmitir alguém. Por exemplo, se a pessoa esteve envolvida em abuso de menores, em apostasia ou se planeou acabar com o seu casamento para se casar com outra pessoa, os anciãos precisam de ter a certeza de que ela está realmente arrependida. (Mal. 2:14; 2 Tim. 3:6) Os anciãos têm de proteger o rebanho. Ao mesmo tempo, sabemos que Jeová aceita de volta qualquer pecador que esteja realmente arrependido e que deixou de fazer o que é errado. Por isso, embora os anciãos mostrem cautela quando lidam com alguém que agiu traiçoeiramente no passado, não devem chegar ao ponto de dizer que essa pessoa nunca vai ser perdoada por Jeová.b — 1 Ped. 2:10.
O QUE A CONGREGAÇÃO PODE FAZER
13. (a) Como é que devemos lidar com alguém que foi repreendido? (b) Como é que devemos lidar com alguém que foi removido da congregação?
13 Como vimos no artigo anterior, às vezes, é feito um anúncio a indicar que alguém foi repreendido. Nesses casos, podemos continuar a conviver com a pessoa. Um anúncio assim indica que ela se arrependeu e deixou de fazer o que é errado. (1 Tim. 5:20) O irmão que foi repreendido continua a fazer parte da congregação e precisa do apoio de todos para continuar a fazer o que é certo. (Heb. 10:24, 25) Mas, quando alguém é removido da congregação, a situação é diferente. Nesse caso, nós ‘paramos de ter convivência’ com a pessoa e ‘nem sequer comemos com ela’. — 1 Cor. 5:11.
14. Que decisões é que cada cristão pode tomar ao lidar com alguém que foi removido da congregação? (Veja também a imagem.)
14 Será que isso significa que vamos ignorar completamente aqueles que foram removidos da congregação? Não necessariamente. É claro que não vamos conviver com essas pessoas. No entanto, com base na nossa consciência treinada pela Bíblia, podemos decidir convidar alguém que foi removido da congregação – talvez alguém da nossa família ou alguém que tenha sido nosso amigo achegado no passado – para assistir a uma reunião. E o que devemos fazer se o convite for aceite? No passado, nós não cumprimentaríamos a pessoa. No entanto, cada cristão pode usar a sua consciência treinada pela Bíblia para decidir o que fazer nesses casos. Alguns talvez estejam à vontade para cumprimentar a pessoa e dar-lhe as boas-vindas. Ainda assim, não devemos ter uma conversa longa com a pessoa, nem conviver com ela noutras circunstâncias.
De acordo com a sua consciência, um cristão pode decidir convidar uma pessoa que foi removida da congregação para assistir a uma reunião ou cumprimentá-la quando ela estiver na reunião (Veja o parágrafo 14.)
15. Que tipo de pecador é mencionado em 2 João 9-11? (Veja também o quadro “Será que João e Paulo estavam a falar do mesmo tipo de pecado?”.)
15 Alguns talvez se perguntem: ‘Mas a Bíblia não diz que não devemos nem mesmo cumprimentar o pecador?’ (Leia 2 João 9-11.) O contexto de 2 João 9-11 mostra que essa orientação se aplica aos apóstatas ou a quem incentiva outros a fazerem o que é errado. (Apo. 2:20) Por isso, se uma pessoa incentiva a apostasia ou promove uma conduta errada, os anciãos não vão visitá-la. Mesmo assim, continua a ser possível que a pessoa se arrependa e mude de atitude. Mas, enquanto isso não acontecer, nós não devemos cumprimentá-la nem convidá-la para assistir às reuniões.
IMITE A COMPAIXÃO E A MISERICÓRDIA DE JEOVÁ
16-17. (a) O que é que Jeová quer que os pecadores façam? (Ezequiel 18:32) (b) Como é que os anciãos podem trabalhar juntamente com Jeová para tentar ajudar um pecador?
16 O que é que aprendemos nestes cinco artigos de estudo? Jeová não quer que ninguém seja destruído! (Leia Ezequiel 18:32.) Ele quer que todos os pecadores recuperem a sua amizade com ele. (2 Cor. 5:20) Por essa razão, ele sempre incentivou as suas ovelhas perdidas a arrependerem-se e a voltarem para ele. Os anciãos têm o privilégio de trabalhar juntamente com Jeová para ajudarem aqueles que cometeram pecados graves a arrepender-se. — Rom. 2:4; 1 Cor. 3:9.
17 Tente imaginar a alegria que todos no céu sentem quando um pecador se arrepende! O nosso Pai celestial, Jeová, fica extremamente feliz sempre que uma ovelha perdida volta para a congregação. O nosso amor por Jeová aumenta ainda mais quando meditamos na sua compaixão, misericórdia e bondade imerecida. — Luc. 1:78.
CÂNTICO 96 O livro de Deus é um tesouro
a A expressão “desassociado” vai deixar de ser utilizada. De acordo com as palavras de Paulo em 1 Coríntios 5:13, vamos passar a usar a expressão “removido da congregação”.
b De acordo com a Bíblia, um pecado imperdoável não é um tipo específico de pecado. A atitude da pessoa é que o define. Quem comete um pecado assim decide opor-se a Jeová para sempre. Por isso, não nos cabe a nós julgar se a pessoa merece ser perdoada ou não. Só Jeová e Jesus é que podem julgar isso. — Mar. 3:29; Heb. 10:26, 27.